Arquivo

Morreu antigo presidente da Câmara Manuel Rito

Sabugal

Manuel Rito, ex-presidente da Câmara do Sabugal, faleceu na passada quarta-feira vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Natural do Soito, o antigo autarca tinha 55 anos e, em 1997, entrou para a autarquia como vereador e vice-presidente na lista do social-democrata António Morgado. Cumpriu dois mandatos consecutivos nessas funções e nas autárquicas de 2005 foi eleito presidente, não se recandidatando nas eleições de 2009 por motivos de saúde. Entre 2009 e 2013 foi deputado municipal. O autarca integrou e liderou sempre listas do PSD mas com o estatuto de independente. Manuel Rito era funcionário aposentado da Administração Tributária e após deixar as lides autárquicas fundou e dirigiu a Associação de Freguesias da Raia Sabugalense, sendo atualmente o seu delegado executivo.

Como homenagem, a autarquia determinou três dias de luto municipal com a colocação da bandeira do município a meia haste. A Câmara presidida por António Robalo emitiu ainda um voto de pesar, onde sublinha que Manuel Rito exerceu «de forma nobre e com reconhecido mérito» os cargos autárquicos que desempenhou. «Foi exemplo de persistência, de luta e de coragem, tornando-se referência municipal de inconformismo e determinação», lê-se no despacho assinado pelo presidente, que sublinha também que o concelho, «fruto da sua ação e envolvimento, da colaboração com os restantes eleitos, adquiriu um estado de modernização e qualificação notado por todos». O funeral realizou-se no Soito na sexta-feira.

Sobre o autor

Leave a Reply