Após o falhanço da primeira tentativa de transportes urbanos de passageiros, o município de Seia já tem a circular os VaieVem, dois mini-autocarros que ligam a cidade à zona Este do concelho.
«A rede encontra-se parcialmente em funcionamento e é constituída por dois circuitos distintos, um urbano e outro suburbano, a funcionar de segunda a sexta-feira para facilitar a mobilidade dos munícipes entre a cidade e algumas freguesias da periferia», adianta a autarquia em comunicado. Nesta fase inicial e experimental, os passageiros não pagam bilhete, benesse que se prolonga até Setembro. O autocarro urbano liga Seia à vila de São Romão, entre as 8h15 e as 18h40, passando 14 vezes em cada uma das 30 paragens criadas. Já o circuito suburbano será disponibilizado nas próximas semanas, ligando às freguesias de Pinhanços, Santa Comba, Santa Marinha e São Martinho. «Este VaieVem demorará cerca de duas horas a realizar o percurso estabelecido, num total de 29 paragens, parando cinco vezes por dia na mesma paragem», refere-se ainda.
O serviço é prestado pela Câmara serrana, que adquiriu dois autocarros e recrutou três motoristas para o efeito, não tendo ainda sido divulgado o custo global do projecto. Há três anos, os transportes colectivos foram concessionados durante dois meses à empresa Marques, de Viseu, que, findo esse prazo, alegou que o serviço não tinha viabilidade económica para desistir da sua eventual exploração comercial. A iniciativa, então designada por Transportes Urbanos de Seia (TUS), foi agora retomada pela Câmara, até porque a sua concretização faz parte dos planos traçados pelo presidente Eduardo Brito para o seu último mandato. De resto, o edil reiterou na última Assembleia Municipal que, «no futuro, o objectivo é concessionar os transportes urbanos de passageiros a empresas do sector».