Arquivo

Metade dos britânicos quer sair da União Europeia

Uma sondagem publicada pelo “Financial Times” mostra sentimento “antieuropeu” a crescer: 34 por cento dos britânicos pensam que o país não beneficia com a adesão.

Só um em cada três britânicos votaria pela manutenção do Reino Unido na União Europeia, revela hoje uma sondagem publicada pelo “Financial Times”.

Segundo os dados, se o referendo sobre a permanência do país à União Europeia anunciado pelo primeiro-ministro David Cameron para 2017 se realizasse amanhã, 50 por cento dos britânicos votariam pela saída, 33 por cento a favor e 17 por cento não sabem ou não votariam.

O jornal comenta que estes resultados revelam que o sentimento anti-Bruxelas está a aumentar no país.

Quando David Cameron anunciou a realização do referendo, no final de janeiro – uma ideia apoiada por 50 por cento dos eleitores – disse que seria capaz de convencer o eleitorado dos méritos da decisão de ficar, se fosse renegociada a relação do Reino Unido com a União Europeia.

UE não é prioridade

Mas dos que pretendem a saída, apenas 12% disseram que em caso de renegociação do estatuto mudariam de opinião, ao passo que 41% mantiveram que não mudariam o seu ponto de vista.

A sondagem revela que, mesmo preocupados com a situação económica do Reino Unido, apenas 31% dos britânicos pensam que ela ficaria mais fraca fora da UE; 34% acham que o seu país não beneficia de todo com a adesão.

A UE, revela a sondagem, é apenas a 14ª prioridade (em 15) para os britânicos. A saúde, educação e o crescimento económico são as três primeiras preocupações.

A sondagem foi realizada pela Harris Interactive, abrangendo 2114 adultos, entre 29 de Janeiro e 6 de Fevereiro, logo após o discurso de David Cameron.

Sobre o autor

Leave a Reply