Na primeira fase do exame nacional de matemática os alunos do 9º ano não foram além dos 48%, menos 3% que no ano passado. Dos 95 mil alunos que fizeram a prova, 47.710 obteve nota negativa, revelou hoje o Ministério da Educação.
O exame nacional de matemática conta 30% para a classificação final da disciplina, sendo que os outros 70% pertencem à avaliação interna. Após estes cálculos 32% dos alunos de 9º ano reprovaram a matemática.
Destas contas não fazem parte os alunos que estavam em condições de reprovação (por ter três ou mais negativas, por exemplo), que só poderão fazer a prova na segunda fase.
A Português os resultados foram melhores, com a média a subir três pontos percentuais e a fixar-se nos 58%. Os chumbos nesta disciplina ficaram pelos 10%.
Em comunicado, o Ministério da Educação admite a persistência de «uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes», confirmando a “necessidade de as escolas identificarem cada vez mais cedo essas dificuldades nos primeiros anos do ensino básico, aplicando as medidas de apoio definidas e implementadas pelas escolas desde 2012”.