Arquivo

Mestrado em Gestão na ESTG

Candidaturas estão abertas a partir de segunda-feira

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) da Guarda vai leccionar, a partir de Outubro, um mestrado em Gestão. Trata-se do primeiro mestrado a ser criado e leccionado pela própria instituição, com o intuito de responder às necessidades de procura local deste tipo de formação superior.

Para Jorge Mendes, presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), este curso constitui «um marco histórico para a ESTG e para a cidade», por ser o primeiro mestrado da instituição aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. «Até aqui, os Politécnicos não podiam leccionar mestrados e só com a alteração da Lei, isso foi possível», afirmou o presidente do IPG, recordando que as pós-graduações leccionadas, nomeadamente na Escola Superior de Educação, foram realizadas em colaboração com Universidades, nomeadamente de Coimbra e Trás-os-Montes e Alto Douro. Segundo Jorge Mendes um dos critérios que levou o mestrado em Gestão da ESTG a ser aprovado foi «o elevado número de docentes doutorados», recordando que no total são 22. O mestrado em Gestão encontra-se repartido em quatro áreas de especialização específicas: empreendedorismo e inovação, logística, contabilidade e administração pública. No entanto, a abertura, em simultâneo, das quatro especializações, está dependente das preferências dos futuros candidatos. «Para já não vamos fechar a porta a nenhuma delas. Vamos saber qual é a aposta dos candidatos e as especializações serão abertas em função disso», refere Constantino Rei, director da ESTG. Embora o valor da propina ainda não esteja definido, o director adianta que deverá rondar os 1.200 euros, uma verba que fica «muito abaixo daquela que é praticada noutros estabelecimentos de ensino», sublinha. A formação terá a duração de dois anos e desenvolve-se em quatro semestres, se a frequência for a tempo integral, ou em seis semestres, se for a tempo parcial. As candidaturas estarão abertas a partir de segunda-feira.

O IPG propôs ainda, recentemente, à tutela dois novos mestrados, nomeadamente, um de Informática, a leccionar na ESTG, e outro em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, para a Escola Superior de Educação.

Sobre o autor

Leave a Reply