A história do Centro Cultural da Guarda está agora mais acessível, com o lançamento de um livro que procura registar alguns dos momentos mais marcantes da coletividade.
“Centro Cultural da Guarda – Memória, Arte, Tradição” integra a sua história, um arquivo fotográfico e o depoimento de várias personalidades, com arranjo gráfico de Agostinho da Silva. O autor, Hélder Sequeira, considera que «é importante esclarecer as pessoas, pois muitas não sabem como surgiu o Centro, as dificuldades que passou ou o seu papel na cultura». Na sua opinião, este é um contributo «modesto e um trabalho “aberto”, com pontos que podem ser aprofundados». Já Albino Bárbara, atual presidente do Centro Cultural, diz tratar-se de um livro de «fácil leitura, que é uma forma diferente de perpetuar esta data».
Para o futuro, o objetivo do Centro é «levar para a frente o que já vem de trás, até porque não sabemos o dia de amanhã, mas queremos manter todas as valências», indica Albino Bárbara. A curto prazo, um dos projetos deverá ser uma parceria com os grupos Aquilo Teatro e Gambozinos e Peobardos (Vela). O livro está à venda no Centro e em quiosques da cidade pelo preço «simbólico» de 5 euros. Também o DVD do espetáculo do cinquentenário já se encontra disponível.