Arquivo

Matemática do 1º Ciclo do Ensino

Iniciativa da Escola Superior de Educação da Guarda, que edita hoje o nº 2 da ESEG Investigação

Os ensinamentos e a aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico estiveram, na passada terça-feira, no centro das atenções no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda. O desafio foi lançado pela Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, que está a decorrer desde Setembro e que conta com a participação de cerca de duas centenas de docentes do distrito. “O número e o computador na sala de aula” dominou a sessão, privilegiando a reflexão sobre a aprendizagem da Matemática por parte das crianças do 1º Ciclo. Com esta iniciativa, pretendeu-se contribuir para «uma melhor preparação dos docentes de Matemática, esperando-se que aumente a sua auto-confiança», disse Peres Monteiro, coordenador do Programa na ESEG. Tendo em conta que o programa vai continuar no próximo ano lectivo, «é preciso mobilizar novos aderentes», acrescentou Lurdes Serrazina, da ESE de Lisboa. A aprendizagem da Matemática «é um processo de construção activa do conhecimento», acrescenta a investigadora. Para tal, «é preciso trabalhar esta disciplina com sentido», destaca, o que se vai construindo «ao longo da vida», acrescenta. Comunicação Matemática, os Recursos Educativos na Internet e a utilização do computador na sala de aula, foram outros dos temas debatidos. Entretanto, é lançado hoje o nº 2 da Revista ESEG Investigação, no Auditório Carreira Amarelo.

Sobre o autor

Leave a Reply