Arquivo

Manuel Frexes nomeado para a administração da Águas

Autarca admite deixar Câmara do Fundão, que mantém diferendo com a Águas do Zêzere e Côa

Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão e líder dos Autarcas Social-Democratas (ASD), vai ser um dos administradores da empresa Águas de Portugal.

O Governo anunciou na última terça-feira que estava fechada a equipa de administradores da AdP com a entrada de dois autarcas, um financeiro do Citigroup e o presidente da Águas de Aveiro. Os quatro elementos juntam-se a Afonso Lobato de Faria, que já tinha sido anunciado no início de dezembro como novo presidente da empresa pública. O outro autarca que vai integrar a nova equipa é Álvaro Castello-Branco (CDS-PP), vice-presidente da Câmara do Porto e presidente da empresa municipal de águas. Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território afirma que espera de ambos «um forte contributo, na medida em que o relacionamento com os municípios será determinante para o bom sucesso da reestruturação nas águas». De acordo com a mesma missiva, Manuel Frexes levará para a empresa «a sensibilidade das autarquias, nomeadamente as do interior (com dívidas acumuladas à AdP)». Um dos outros elementos da equipa será Manuel Fernandes Thomaz, atual presidente executivo da Águas da Região de Aveiro. Integra ainda a equipa, com as funções de diretor financeiro, Gonçalo Martins Barata.

À agência Lusa, o edil admitiu que deverá abandonar a autarquia do Fundão para aceitar o convite para o cargo de administrador na AdP. O edil disse aguardar pela formalização de todo o processo «na próxima assembleia-geral da AdP, que ainda não tem data marcada» e adiantou que aceitou o convite. Enquanto autarca, o social-democrata tem sido muito crítico em relação aos sistemas multimunicipais geridos pela AdP, questionando tarifas e opções financeiras da Águas do Zêzere e Côa (AdZC), de que o município do Fundão faz parte. Agora, a pouco tempo de mudar de campo, Manuel Frexes afirmou que acredita ter «a experiência e o conhecimento das situações para resolver esse difícil dossier entre municípios e AdP». Adiantou também que se prepara para deixar o cargo que «mais alegria» lhe deu na vida política, em que também foi deputado e membro do Governo. Em virtude deste ser o seu último mandato, considerou ser altura «de aceitar novos desafios», referindo que a Câmara do Fundão fica «muito bem entregue» a Paulo Fernandes. O atual vice-presidente deverá assumir a liderança do município. Ao mesmo tempo, Manuel Frexes deverá deixar a presidência dos Autarcas Social-Democratas (ASD), a Comissão Política Nacional do PSD (onde tinha assento por inerência), assim como o lugar que ocupava no Comité das Regiões.

Manuel Frexes nomeado para a administração
        da Águas

Sobre o autor

Leave a Reply