Arquivo

Manteigas expõe a Serra da Estrela

Expo Estrela conjugou música, artesanato e gastronomia tradicional

Artesanato, produtos regionais, comércio, indústria, associações e diversas entidades marcaram presença na Expo Estrela. O certame organizado pela Câmara de Manteigas reuniu quase sete dezenas de expositores, na sua maioria oriundos do concelho entre sábado e o dia de Carnaval. José Cid, Rádio Macau e Quinta do Bill juntaram-se à festa.

Quem declinou o convite, segundo José Manuel Biscaia, foram os secretários de Estado e ministros, pelo que foi Maria do Carmo Borges quem representou o Governo. Com «gosto em receber a Governadora Civil», o presidente do município serrano não deixou de lamentar que Manteigas não esteja «bem no roteiro das visitas e das preocupações do poder central». Uma queixa que o autarca remeteu para segundo plano: «Hoje é um dia de Expo Estrela. Queremos aqui dizer que a Estrela com Manteigas – e Manteigas é o coração da Serra da Estrela – pode ter mostras de qualidade, virtude e atractividade», disse. Um poder de atracção que passa pelos mais variados sentidos, do gosto dos produtos tradicionais (como o queijo, os doces e os enchidos, por exemplo), ao tactear dos tecidos com base na lã, passando pelos cheiros da natureza ou o observar de um dos maiores potenciais do concelho: a paisagem.

O autarca vê, assim, dois grandes méritos neste certame. «Estamos a apresentar uma mostra a quem nos visita e a dar aos nossos expositores a experiência de outros, de quem vem de fora», referiu. Esta fórmula, adoptada nos últimos anos, parece dar resultados. No final da visita à mostra, o edil não tinha dúvidas de que «os stands este ano estão mais qualificados». Com este cartaz do município, José Manuel Biscaia espera agora ver avançar projectos estruturantes, como os túneis da Serra – «o IC6 vai ser uma estrada da morte», vaticina – e a estância/centro de alto rendimento desportivo de montanha nas Penhas Douradas. Na vila, o centro lúdico-termal, o centro nacional de energias renováveis e uma pequena incubadora de empresas são outras apostas em ano de eleições e com o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) em marcha.

Sobre o autor

Leave a Reply