Arquivo

Manteigas assegura quarto lugar

Equipa serrana foi ganhar ao Sabugal por três bolas a uma depois de ter estado a perder

A uma jornada do final do Distrital da Guarda, o Manteigas assegurou a conquista da quarta posição ao ganhar por três bolas a uma no reduto do Sporting do Sabugal, com quem estava, à partida para esta jornada, em igualdade pontual. Definidos há muito os três primeiros da tabela, este encontro assumia um carácter de decisivo para a definição do lugar imediatamente a seguir, sendo bem disputado, principalmente na primeira parte.

Entrou melhor a equipa da casa, que, aos três minutos, criou a primeira jogada de perigo, com Márito a cruzar do lado esquerdo para o remate cruzado de Telmo rente ao poste direito. Depois deste primeiro aviso, e passado apenas um minuto, o Sabugal chegou mesmo ao primeiro golo da tarde. Tó Zé bateu um livre do lado esquerdo para a área onde surgiu Nuno, sem qualquer marcação, a “pentear” o esférico que passou por cima de Sérgio Nogueira, ligeiramente adiantado. O Manteigas tentou responder e, aos 18’, Hugo centrou do lado direito para o miolo da área onde João Biló cabeceou por cima. Aos 22’, Filipe desferiu um forte remate de fora da área que foi embater na parte exterior do travessão da baliza forasteira. Na resposta, aos 32’, e depois de Pedro Dias, de livre, ter forçado Tiago a aplicar-se, a formação serrana desperdiçou uma soberana oportunidade para igualar a contenda, já que João Biló acertou em cheio na trave. Dez minutos depois, a equipa da casa falhou outra excelente ocasião. Após uma boa jogada de insistência, Ricardito flectiu para a zona central e rematou forte para defesa incompleta de Sérgio Nogueira, só que Telmo, mais rápido que a defesa, teve uma perdida incrível e atirou por cima. Em cima do minuto 45, Pedro Dias, ainda muito longe da baliza, disparou um “míssil” que foi parar ao fundo das redes de Tiago.

Na segunda metade, o encontro decaiu de qualidade e jogou-se mais a meio-campo. Mas aos 52’, João Biló, de livre directo no lado esquerdo, atirou forte para defesa aparatosa de Tiago. Sem conseguir ter o mesmo ascendente da primeira parte, o Sabugal sofreu o segundo golo aos 70’. Hugo ganhou um lance a Luís no lado direito e foi até à área, cruzou para o centro onde Rui Gita teve tempo para parar e rematar para o fundo das redes. Aproveitando o desnorte da defensiva caseira, Vítor surgiu isolado face a Tiago um minuto depois, mas permitiu a defesa. Em desvantagem, a turma raiana tentou inverter os acontecimentos, só que Telmo mostrou estar mesmo em tarde desinspirada quando, aos 74’ e 77’, em boa posição, primeiro falhou o pontapé e depois atirou muito por cima. Com o Sabugal balanceado para o ataque, o Manteigas aproveitou para fazer o 3-1 através de Rui Gita, que ganhou a bola entre os centrais e fez um bonito “chapéu” perante a saída do guarda-redes. Tiago Cadete não interferiu directamente nos lances capitais do jogo.

No final da partida, Daniel Rodrigues lamentou as oportunidades desperdiçadas pela sua equipa, considerando que o resultado «não é injusto porque o Manteigas conseguiu aproveitar as oportunidades que teve», afirmou o técnico do Sabugal. Já Armandino Susano mostrou-se satisfeito com a conquista do quarto lugar, sublinhando que os seus atletas mostraram «ser superiores aos do Sabugal a nível técnico, táctico e físico».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply