Figueira de Castelo Rodrigo está em festa com a celebração das amendoeiras em flor desde o passado 18 de fevereiro, num programa que tinha duração prevista até ao próximo domingo. Mas o facto da floração da amendoeira só agora estar a começar levou a autarquia a prolongar as festividades por mais um fim-de-semana, adianta o vereador Carlos Condesso.
«Em face do atraso da floração, o município decidiu alargar o programa da Festa da Amendoeira em Flor até dia 18 e também do Mercado da Amendoeira em Flor», afirmou. «A decisão resulta do facto da natureza nos ter pregado uma partida e as amendoeiras não terem florido no tempo em que foi promovido o nosso cartaz turístico. Só agora se começam a ver algumas amendoeiras em flor e quem nos visita pode estranhar por o cartaz não estar de acordo com a natureza», justificou. Carlos Condesso salientou que «o que está aqui em festa são as amendoeiras em flor, as atividades são apenas um complemento. As pessoas não vêm pelo cartaz, e muitas das que nos visitam nem o conhecem, porque vêm para ver as amendoeiras floridas e o património que aqui existe». Por isso, o investimento do município nas festas, que este ano ronda os 10 mil euros, «é mais direcionado para a conservação, ao longo do ano, do património quer edificado, quer ambiental», acrescentou.
Contudo, Carlos Condesso faz um balanço positivo dos primeiros fins-de-semana do evento, revelando que tem havido excursões organizadas, como de costume, mas também uma nova realidade, que é o turismo familiar, com gente que vem em carros próprios. «É um turismo de mais qualidade e que também nos interessa mais, pois deixa mais dinheiro na região», considerou. Do programa das festas, o vereador destacou a importância do Mercado da Amendoeira em Flor para o tecido económico local. «Trata-se de um evento de extrema importância para a promoção, valorização e escoamento dos produtos do concelho», afirmou. Apesar de ser uma iniciativa apenas destinada aos produtores figueirenses, Carlos Condesso considera que, «no futuro, poderá ser aberto a produtores de outras zonas da região, até porque vamos dispor de um novo pavilhão, de maiores dimensões».
O vereador com o pelouro do turismo disse ainda que «as vendas no mercado têm decorrido a bom ritmo e tanto os estabelecimentos de hotelaria, como os de restauração, também têm tido grande procura, o que é bom para o concelho porque gera riqueza e vai ao encontro dos objetivos da autarquia, que passam por promover o município como destino turístico de excelência e fazer com que quem nos visita fique agradado e venha mais vezes». As expectativas para os próximos fins-de-semana são, por isso, «elevadas, apesar de termos a consciência de que este é um ano de crise, com uma retração no investimento. Mas as amendoeiras vão começar a florir em força a partir de agora e isso atrairá muita gente ao território», acredita Carlos Condesso.