Arquivo

Mais produtores no segundo Festival do Vinho do Douro Superior

Certame decorre em Vila Nova de Foz Côa entre amanhã e domingo durante os quais os visitantes poderão provar mais de 220 vinhos desta sub-região do Douro

Vila Nova de Foz Côa volta a ser a “capital” do vinho do Douro Superior. Entre amanhã e domingo, há mais de 220 marcas para provar no pavilhão da Expocôa, onde estão presentes alguns dos mais conceituados produtores do país.

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em outubro passado, o IIº Festival do Vinho do Douro Superior está de regresso para promover esta sub-região como produtora de vinhos de qualidade e identidade própria. Desta vez há mais produtores e mais vinhos a concurso. O evento inclui provas livres e comentadas, visitas guiadas a quintas produtoras e uma mostra de produtos locais, como azeite, amêndoas, doces, queijos e enchidos. Já os profissionais poderão participar num colóquio sobre “A vinha e o vinho e o mercado: desafio para o Douro Superior” e numa ação de formação do IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) para promover o serviço de vinho do Porto. A animação também não foi esquecida, com espetáculos de malabarismo, teatro e magia e a atuação de Fernando Pereira no sábado à noite. A entrada é gratuita. Segundo a organização, a cargo da Câmara de Vila Nova de Foz Côa com produção da Revista de Vinhos e, pela primeira vez, com o apoio do IVDP, o evento contará com 63 stands de produtores de vinho e sete de sabores, sendo esperados sete mil visitantes aos quais deverão ser servidas mais de 3.000 garrafas durante os três dias.

Já no Concurso de Vinhos do Douro Superior serão postos à prova 131 néctares, que serão avaliados por 22 jurados. Para Gustavo Duarte, presidente da autarquia, «o facto de estarmos a caminho de um segundo festival e de contarmos com o apoio do IVDP vem afirmar o sucesso da primeira edição e a importância de um evento desta natureza para o Douro Superior, os seus vinhos e produtos típicos. É também uma forma de prosseguirmos o objetivo de afirmar Vila Nova de Foz Côa como a capital do Douro Superior». Por sua vez, João Geirinhas, diretor do festival, sublinha que houve um aumento de «cerca de 25 cento dos produtores presentes, mas também nos vinhos submetidos a concurso – 98 na primeira edição», esperando também mais visitantes. Já o presidente do IVDP, Manuel Cabral, considera que o certame aposta «num potencial económico de primeira-valia, ao conjugar o vinho, a gastronomia, a cultura e o turismo». Estão presentes produtores de Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, São João da Pesqueira e Mêda.

A inscrição no colóquio e nas provas comentadas é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis, podendo ser feita através dos telefones 21/4369514, 21/4369454 ou pelo email vq.externo@mce.iol.pt.

Luis Baptista-Martins Organização espera mais visitantes ao pavilhão da Expocôa para esta segunda edição

Sobre o autor

Leave a Reply