Arquivo

Mais força e união para o PS e o distrito da Guarda

Opinião

A militância política e partidária assume uma missão cívica e solidária fundamental para o progresso da sociedade. Neste sentido, a política local, pelo seu carácter de proximidade com as populações, reveste-se de mais responsabilidade para atingir esse propósito.

O Partido Socialista, com uma tradição histórica no distrito da Guarda, tem perdido fulgor nos últimos anos, como o comprova a perda de um deputado nas últimas eleições legislativas, em 2011.

É urgente voltar a unir e fortalecer o PS Guarda, e reforçar a sua intervenção e influência no distrito, a nível regional e nacional. Trabalhando para a moralização e regeneração da vida pública e partidária, de forma a devolver à Federação Socialista a credibilidade e o protagonismo que teve num passado .

Isto só se consegue trabalhando em equipa e em estreita ligação com todos os militantes e estruturas do partido, como as Concelhias e os nossos autarcas, aqueles que estão mais perto das pessoas e que melhor poderão identificar os seus problemas e traçar os caminhos do futuro.

Definindo um rumo comum, que mobilize internamente o PS e que o vire para o exterior, para a sociedade civil, respondendo aos seus anseios e apelando à sua participação efetiva na elaboração das políticas para o partido e para o distrito.

Dando especial atenção ao diálogo com a Juventude Socialista, um organismo fundamental para a integração dos jovens na militância partidária, e ao Departamento das Mulheres Socialistas.

É fundamental que o PS da Guarda construa, apresente e implemente uma Estratégia de Desenvolvimento para o partido e para o distrito da Guarda. Um projeto político com uma visão de futuro, que envolva todos os agentes e estruturas partidárias, mas também os agentes sociais, económicos, culturais, desportivos, juntando todos os saberes e afirmando o distrito como uma região de oportunidades.

Definindo uma visão partilhada, afirmando uma liderança respeitada e impulsionando projectos concretos criadores de riqueza, de emprego e de bem estar para as pessoas e as famílias.

Só assim o PS pode assumir-se como a voz do distrito da Guarda junto das instâncias do Poder e da Administração Central e Regional, colocando-o no mapa das políticas nacionais como uma região forte, respeitada e considerada.

Todas as eleições proporcionam o debate sobre o desenvolvimento de qualquer partido ou organização. As eleições que se aproximam na Federação Distrital do Partido Socialista são uma oportunidade para lançar as bases do futuro, rumo ao progresso do PS, do distrito e das nossas gentes. Estabelecendo metas e objetivos bem definidos, como a vitória nas eleições autárquicas de 2013.

Por: António Fonseca Ferreira

* Candidato à presidência da Federação Distrital do Partido Socialista da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply