As Comunidades Intermunicipais das Beiras (Comurbeiras) e da Serra da Estrela são duas das contempladas com financiamento para projetos de empreendedorismo local, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.
A Comurbeiras receberá um montante que ronda os 270 mil euros, para um projeto ligado à área da Internet. Já à Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela será atribuído um valor de 116 mil euros destinado ao desenvolvimento de uma Rede Integrada de Apoio ao Empreendedorismo e ao Empreendedor. Os projetos surgem enquadrados no Programa de Empreededorismo de Base Local, uma medida política promovida pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), e que visa a promoção de oportunidades de auto-emprego. Através desta medida, pretende-se sensibilizar os cidadãos para o empreendedorismo, auxiliando-os no caso de quererem criar uma empresa e no acompanhamento dos primeiros anos desse negócio.
No rol de financiamentos, o programa Mais Centro aposta também na eficiência energética, atribuindo à Universidade da Beira Interior e ao município de Seia apoios em conjunto com o programa FEDER. No caso da UBI, trata-se de um projeto (com cerca de 728 mil euros de verba) que visa a instalação de coletores solares para produção de água quente, a ser usada em sanitários, e adaptação do sistema para redução do consumo da mesma. Já em Seia, surge um plano para promover a utilização racional de energia no edifício dos Paços do Concelho e áreas adjacentes, num financiamento total que ronda os 545 mil euros.