Há mais dois municípios da região que vão adotar o IMI familiar em 2016. Na semana passada, as Câmaras de Aguiar da Beira e de Figueira de Castelo Rodrigo deliberaram reduzir este imposto municipal para os agregados com filhos.
Em Aguiar da Beira, o executivo aprovou a manutenção da taxa do IMI em 0,30 por cento para prédios urbanos e de 0,80 por cento para os rústicos, bem como uma redução de 0,5 por cento para os proprietários que efetuem intervenções em edifícios incluídos na Área de Reabilitação Urbana (ARU) do centro desta vila do distrito da Guarda. A proposta, aprovada por unanimidade na Câmara e na Assembleia Municipal, prevê ainda a redução do IMI em 5 por cento para famílias com um dependente a cargo, em 10 por cento para dois dependentes e de 20 por cento para agregados familiares com três ou mais dependentes. Segundo o presidente Joaquim Bonifácio, independente eleito pelo PS, esta medida foi tomada «para ajudar as famílias» e para «tentar combater a desertificação» do concelho do distrito da Guarda. «É um incentivo para as famílias terem mais filhos e para se fixarem no nosso município», acrescentou, adiantando que a redução beneficiará cerca de 350 famílias, grande parte das quais com um filho. A deliberação implicará menos 3.500 euros de receitas de IMI no próximo ano.
Em Figueira de Castelo Rodrigo, a medida já passou, por unanimidade, na Câmara e na Assembleia Municipal e implica uma redução do IMI em 10 por cento para famílias com um dependente a cargo, 15 por cento para dois dependentes e de 20 por cento para agregados familiares com três ou mais dependentes. A taxa mantém-se inalterada no próximo ano, sendo de 0,30 por cento para prédios urbanos e de 0,80 para rústicos. De acordo com Paulo Langrouva, autarca figueirense, esta decisão vai abranger 457 agregados familiares e implicará uma redução em cerca de 4.500 euros da receita de IMI. Até ao momento, decidiram reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis para as famílias com filhos as Câmaras de Aguiar da Beira, Belmonte, Guarda, Trancoso, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Seia, Sabugal, Covilhã e Fundão.