Arquivo

Mais de dois milhares caminharam contra cancro da mama

Bom tempo ajudou e iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro foi bastante concorrida na Guarda e Covilhã

As caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos” promovidas na tarde do passado sábado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver, contaram com a participação de mais de duas mil pessoas na Guarda e Covilhã.

A iniciativa decorreu ainda em simultâneo nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu, no âmbito do Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, e teve três grandes objetivos: sensibilizar as comunidades locais para a importância da prevenção e deteção precoce deste tipo de cancro, divulgar os serviços da Liga de apoio à mulher, sobretudo o Movimento Vencer e Viver, e angariar fundos para o apoio ao doente oncológico e seus familiares. Os participantes pagaram cinco euros e tiveram acesso a um “kit caminhada”, que incluiu uma t-shirt, uma garrafa de água e folhetos informativos. O valor angariado reverteu integralmente para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Na Covilhã houve mais de 700 inscritos, um número que subiu para o dobro na Guarda.

Presente na caminhada da Covilhã, que decorreu entre o jardim público e o complexo desportivo, a responsável pela Unidade de Voluntariado da Liga Portuguesa contra o Cancro na Região Centro mostrou-se agradada pela «grande mancha cor-de-rosa», a cor da “t-shirt” deste ano, que encontrou. Sónia Silva afirmou que «tem havido um aumento bastante significativo do número de participantes de ano para ano» e que na Covilhã, «se na primeira edição cerca de 300 pessoas aderiram à causa – e aderir não é apenas participar na caminhada, pois é também o conjunto de pessoas que aderiu mas que não pode participar por algum motivo –, este ano aderiram mais de 700 pessoas», salientou a também psicóloga que desde que as caminhadas começaram, em 2011, tem acompanhado uma “in loco”.

De resto, nas sete cidades que acolheram a iniciativa aderiam «mais de sete mil pessoas», o que é «fantástico», sublinhou. Também Helena Oliveira, voluntária do Movimento Vencer e Viver da Covilhã desde 2009, ficou «surpreendida» com a adesão registada, considerando «gratificante a moldura humana» verificada. Na Guarda, a caminhada começou na Alameda de Santo André e terminou na Praça Velha, com mais de 1.490 pessoas.

Ricardo Cordeiro As caminhadas realizadas em sete cidades da região Centro tiveram mais de sete mil participantes

Sobre o autor

Leave a Reply