Teve lugar no passado domingo a 33ª edição dos “12 kms Manteigas-Penhas Douradas”, a corrida de montanha mais antiga do país, em que participaram 197 atletas na corrida, 27 bêtetistas e 493 caminheiros.
A iniciativa foi organizada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara de Manteigas, com o apoio da autarquia, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura, e contou para o Circuito Nacional de Montanha 2015 e o Troféu Spiridon. Este ano, a prova teve a particularidade de ser uma corrida solidária com a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que no Dia Internacional da Mulher recebeu um cheque de 600 euros, montante obtido através das inscrições dos participantes. O sol radiante ajudou ao bom desenrolar desta jornada de desporto e convívio, que registou mais participantes em relação ao ano anterior – mas longe de outras edições, em que já se registaram cerca de 2.000 inscritos.
Em termos desportivos, Paulo Gomes (Benaventense) e Rosa Madureira (Penafiel) foram os grandes vencedores da corrida, que teve um desnível de 730 metros entre a partida, na vila, e a chegada, nas Penhas Douradas, a 1.500 metros de altitude. No BTT, a vitória sorriu a Diogo Silva (MaxiGym Health Club). A organização distribuiu prémios monetários pelos melhores classificados da prova de atletismo e do BTT, bem como troféus individuais para muitos atletas nos respetivos escalões. Distinguidos foram também os melhores manteiguenses, Tiago Ferrão Craveiro (7º na geral em BTT) e Daniel Sousa Batista (41º na geral em corrida).
José Luís Costa