Arquivo

Mais de 500 investigadores na UBI para participarem no Sopcom

Ciências da Comunicação em debate na Covilhã durante quatro dias nos congressos Lusocom e Ibérico

Entre 21 e 24 de Abril, os destinos de centenas de pensadores, jornalistas e investigadores vão convergir à Universidade da Beira Interior (UBI) e à Covilhã graças à terceira edição do Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que este ano debate as Ciências da Comunicação na “cidade neve”.

Para os quatro dias de congresso, a UBI e o LabCom (Laboratório de Comunicação On-Line)- responsáveis pela organização – já receberam mais de 500 inscrições para assistir aos três congressos dedicados à Informação, Identidades e Cidadania, que se realizam este ano, e pela primeira vez, em simultâneo: Sopcom, Lusocom e Ibérico. Na prática, apenas são dois os congressos em debate na UBI durante quatro dias, tendo em conta que o Lusocom e o Ibérico são partes constituintes do Sopcom, congresso que se realizou pela primeira vez em 1999 e depois em 2001.

Debater e reflectir sobre as “Identidades na Lusofonia” é o objectivo da sexta edição do Lusocom, congresso que engloba investigadores portugueses, brasileiros e de outros países lusófonos. Para o efeito, criaram-se dezasseis mesas temáticas para discutir assuntos relacionados com as teorias da comunicação, as novas tecnologias, jornalismo, política, ética da comunicação, direito, opinião pública, comunicação audiovisual, entre outros. Cada mesa será presidida por investigadores dos vários países lusófonos que constituem o Lusocom, como é o caso de António Fidalgo (UBI), Eduardo Namburete (Moçambique), Cecília Peruzzo (Brasil) ou Paulo da Conceição (Angola), entre outros. O primeior encontro entre investigadores dos países lusófonos aconteceu em 1997 na Universidade Lusófona de Lisboa. A segunda edição foi no Brasil, na Universidade Federal de Sergipe e é que aqui que se funda a Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação. O ano seguinte realiza-se na universidade do Minho e em 2000 outra vez no Brasil. Depois de dois anos de interregno, a quinta edição do congresso realiza-se em Maputo, Moçabique.

Já na segunda edição do Ibérico, onde se incluem investigadores espanhóis e portugueses, a temática principal debruça-se sobre a “Comunicação e a Cidadania”. As mesas temáticas são as mesmas que as do Lusocom, sendo certo que os últimos acontecimentos vividos em Espanha, como o atentado terrorista do passado dia 11 de Março, serão tema de discussão. Recorde-se que o primeiro congresso Ibérico foi realizado em 2001. A UBI e o Labcom contam ainda com a presença de Pacheco de Pereira e do secretário de Estado adjunto do Ministro da Presidência Feliciano Barreira Duarte (com o pelouro da comunicação social).

Sobre o autor

Leave a Reply