Durante três dias o “The Long Weekend” invadiu as ruas do centro da Guarda e o balanço não podia ser mais positivo, tendo sido «um evento que claramente está a conquistar o seu espaço no panorama cultural da cidade», afirma Miguel Alves, presidente da Associação Comercial da Guarda (ACG).
As modificações feitas em relação ao ano passado, como a data, que passou de setembro para julho, parecem ter sido um boa aposta, uma vez que, segundo a organização, houve «uma adesão em crescendo, quer por parte do comércio do centro urbano, quer parte de outras entidades que também se associaram». «Apesar do orçamento mais comedido face à primeira edição», a ACG aponta para um número de visitantes entre os 25 e os 30 mil. Ao longo da passadeira azul houve sempre algo a acontecer tendo sido estreadas novas áreas, como o Espaço Relaxar e a Feira do Livro. Entre momentos de “showcooking”, concertos, e animação de rua, quem passou pela segunda edição do “The Long Weekwnd”, contou ainda com a Feira de Artesanato no Jardim José de Lemos e o Museu da Guarda com um horário alargado.
Também com horário alargado estiveram as lojas, com autorização para manterem a porta aberta até à meia-noite.
Para além de promover a cidade e dinamizar o comércio local, Miguel Alves explicou que este evento serve também para «sensibilizar os comerciantes para a necessidade de prolongar o horário das lojas», justificando que «as necessidades e os hábitos do consumidor são diferentes de há anos atrás». A terceira edição do The Long Weekend já está na mira da ACG, que garante começar já «a arregaçar as mangas». Em 2016 o evento será novamente em parceria com a Câmara Municipal.