Arquivo

Mais de 101 mil euros de mercadoria falsificada apreendida em Seia

GNR identificou oito comerciantes na feira semanal por estarem na posse de 2.970 peças de vestuário, relógios, malas, óculos, sapatos, perfumes, CD e DVD falsos

Mais de 101 mil euros de mercadoria contrafeita foi apreendida na feira semanal de Seia, no dia 14. Na operação, a GNR fiscalizou todos os comerciantes presentes no mercado, tendo confiscado 2.970 peças de vestuário, cintos, relógios, malas, óculos, sapatos, perfumes, CD e DVD.

Foram identificados oito indivíduos, residentes nos concelhos de Seia, Gouveia, Viseu e Oliveira de Frades, como sendo os proprietários das mercadorias apreendidas, e elaborados 12 autos por crime de contrafação de mercadorias por incumprimento das formalidades legais relativas ao Código da Propriedade Industrial (CPI) e um auto por crime de usurpação, por violação das normas do Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos. O Comando Territorial da Guarda revelou ter desenvolvido este ano 19 ações similares em feiras e mercados do distrito, que resultaram na apreensão de mais de 20 mil artigos contrafeitos, avaliados em cerca de 650 mil euros. «À medida que os tribunais vão julgando os casos, alguma da mercadoria apreendida, como o vestuário, depois de retirados os logótipos ou as referências às marcas, é entregue a casas de beneficência», indicou fonte da GNR. Na operação de Seia participaram 50 militares, dos quais 25 eram do Grupo de Intervenção de Ordem Pública.

Sobre o autor

Leave a Reply