Nos últimos sete anos, a Região de Turismo da Serra da Estrela registou a maior qualificação de sempre do alojamento turístico existente na área da RTSE. Uma nota do organismo que gere o turismo da região destaca que se assistiu, no período entre 1997-2004, não só a um forte crescimento da oferta hoteleira, mas também a uma alteração profunda do nível dessa oferta. A RTSE destaca mesmo um crescimento de 96 por cento no número de camas disponíveis nos trezes municípios que a compõem, tendo passado das 2.329 camas classificadas em Julho de 97 para as 4.568 existentes no mês homólogo deste ano.
Os dados mais significativos de um estudo sobre Oferta de Alojamento na Serra da Estrela revelam ainda que este aumento foi acompanhado pela alteração do tipo de oferta, uma vez que a percentagem das Pensões na lista dos estabelecimentos a funcionar na área da RTSE baixou nesse período de 36 para apenas 16 por cento do alojamento disponível. Em contrapartida os hotéis evoluíram de 37 para 54 por cento, «significando agora mais de metade de todo o alojamento correspondente à área dos treze municípios que integram a Serra da Estrela», refere Jorge Patrão, presidente da RTSE. Já o conjunto de camas nas categorias Hotéis/Estalagens/Aparthotéis/Pousadas atinge actualmente 66 por cento do total disponível na região, enquanto a oferta em Turismo em Espaço Rural chega actualmente aos 14 por cento. Um cenário que fica a dever-se ao aumento do número de estabelecimentos hoteleiros existentes na RTSE, que passou dos 61 referenciados em 1997 para 105 em 2004. Deste total, o número de Pensões baixou de 30 para 15 por cento, enquanto o conjunto Hotel/Estalagem/Aparthotel/ Pousada manteve os 25 por cento.
A grande evolução no número de estabelecimentos acontece na vertente de Turismo em Espaço Rural, que cresceram de 43 por cento para 57. «Repare-se, no entanto, que em 2004 o peso percentual de camas referentes a estes 57 por cento em Turismo em Espaço Rural é de 14 por cento e que, neste sector, o grande crescimento verifica-se na categoria Hotel, que tem hoje 53 por cento de todas as camas turísticas», realça Jorge Patrão. Finalmente, o presidente da RTSE considera que o dado mais conclusivo deste estudo diz respeito ao facto do conjunto de camas em hotel, estalagem, aparthotel, pousadas e turismo em espaço rural atingir na Serra da Estrela em 2004 66 por cento do total das 4.568 camas existentes. Para o Turismo em Espaço Rural ficam 14 por cento das camas turísticas e 20 por cento para o conjunto Albergarias/Pensões.