Arquivo

Madeira Grilo apela à união dos bombeiros

Durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Federação do Distrito da Guarda

No passado sábado, o Cine-Teatro S. Luís, em Pinhel, encheu-se de “soldados da paz” para a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), bem como dos respectivos gabinetes e conselheiros nacionais. A cerimónia decorreu na “cidade-facão” em homenagem à sua Associação Humanitária, que comemora este ano o centenário da sua fundação.

Madeira Grilo regressou à liderança da FBDG, sucedendo a Fernando Andrade, que passa para a presidência da mesa da Assembleia Geral. Entre as prioridades do novo presidente está a desejada nova sede. No quadro de honra destaca-se o comandante José Sequeira (BV Guarda), entre tantos outros elementos que integram os vários gabinetes, nomeadamente de Comunicação e Imagem, Jurídico, Saúde, Desporto e Cultura, Apoio Social ou Prevenção. A novidade é o auto-denominado Obras Pró-Sede, liderado por Pedro Pires, adjunto da Governadora Civil. Depois da posse seguiram-se os discursos e os apelos. «Os bombeiros precisam de velhos e novos», garante Madeira Grilo, que bem conhece “os cantos à casa”. Por isso mesmo, apelou «à união e à participação dos bombeiros do distrito», recordando que, outrora, a FBDG «já foi a maior do país e a mais participativa». Mas o dia ficou ainda marcado por se ter realizado, pela primeira vez na Guarda, a reunião da Liga de Bombeiros. «É uma data histórica», constata o dirigente, para quem os bombeiros «são mais que apagadores de fogos de Verão, estão sempre prontos para a actuar». Para este mandato, Madeira Grilo tem algumas novidades, como a «maior aposta na juventude, na cultura e uma nova sede», mas também «um fundo social para o apoio imediato de alguns problemas».

Um pedido registado pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira. E porque a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhel assinala 100 anos de vida, Madeira Grilo garante que este ano as atenções vão estar viradas para a “cidade-falcão”, que irá receber diversas iniciativas. Também Pedro Pires, em representação da Governadora Civil da Guarda, deixou alguns apelos, a começar pelo apoio para a nova sede da Federação e pelo desafio em criar na Guarda uma Escola Distrital de Bombeiros. A resposta de Duarte Caldeira foi pronta: «Não sei muito bem se será sobre a forma de Escola Distrital ou Centro de Formação Distrital, mas seja lá qual for, a estratégia é correcta», anuiu. Segundo o presidente da Liga, a criação de estruturas distritais para garantir formação aos bombeiros é «o caminho certo», pelo que este projecto vai ter o apoio daquela instituição. Quanto ao outro pedido, «todos sabem que o fundo de protecção de bombeiros não permite a atribuição de subsídios ou verbas com outro destino que não seja o fundo de protecção social, que é gerido pela Liga», justifica o responsável. No entanto, «poderemos ajudar a criar uma fórmula de apoio social aos bombeiros do distrito», promete.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply