Arquivo

Loja do Concelho é hoje inaugurada

Produtos tradicionais e regionais da Guarda reunidos num novo posto de venda e exposição

A partir de hoje há um novo espaço na Guarda onde o artesanato e os produtos regionais são os principais anfitriões. Situada no Largo do Passo do Biu, a Loja do Concelho abre finalmente as portas ao público depois de alguns contratempos relacionados com a falta de financiamento. Promover o artesanato e os artesãos do concelho da Guarda é o principal objectivo do novo ponto de venda que a autarquia inaugura hoje a partir das 16 horas.

A Loja do Concelho, em pleno centro histórico, que veio substituir uma antiga peixaria no Passo do Biu, será um posto de exposição e venda de produtos regionais, do artesanato à gastronomia, dos produtos agro-pecuários aos agro-industriais, bem como de todo o potencial rural do concelho. Esmeraldo Carvalhinho, vereador da Cãmara da Guarda e responsável pela condução deste projecto, acredita que este novo espaço vai «promover e valorizar os mais diversos produtos». Por isso, esta Loja, que servirá sobretudo para divulgar «o que temos de mais regional e típico», é de certa forma um incentivo para que «não se percam identidades e tradições», explica. Será também uma forma de incentivar os artesãos a produzir mais, melhor e novos produtos. Apesar da vertente comercial do espaço, o vereador acredita que não fará concorrência com os demais estabelecimentos da vizinhança, pois irá funcionar num «sistema de consignação», isto é, os produtos serão sempre do artesão até ao momento que este os deseje recolher. Nalguns casos, conforme as secções, a futura valência terá produtos que se destinarão unicamente a exposição e divulgação.

O cobertor de papa de Maçaínhas, os cestos de Gonçalo ou as tesouras de tosquia do Jarmelo são alguns dos produtos que ali poderão ser encontrados. Mas na Loja do Concelho também estarão disponíveis produtos gastronómicos da região, nomeadamente o queijo da serra e a morcela da Guarda. Além disso, esta loja reúne pela primeira vez os trabalhos de artistas populares do concelho, como as cenas rurais de Álvaro Carvalho e as figuras sagradas de Rosa Carrilho, entre muitos outros. Os artesãos têm agora um novo espaço disponível para expor e vender os seus produtos, tendo ainda a possibilidade de aceder à «divulgação e comercialização junto de novos mercados», sublinha o responsável. A sessão de inauguração conta com a actuação da Fanfarra Sacabuxa, da Castanheira, e uma prova de produtos regionais. Já no sábado tem início a animação cultural regular da estrutura, com o Rancho Folclórico de Videmonte, a partir das 11 horas, seguido à tarde do grupo popular Ronda do Jarmelo. Recorde-se que a Loja do Concelho, idealizada em Junho de 2001, é uma valência da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento PróRaia e da autaquia, que está para ser inaugurada há ano e meio, mas alguns contratempos, relacionados designadamente com falta de dinheiro, atrasaram constantemente a sua abertura ao público.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply