Arquivo

Livros para este Verão

No calor do Verão temos mais tempo para pôr a leitura em dia. O INTERIOR sugere-lhe alguns livros de autores da região para ocupar o seu tempo livre.

“Bairro da Caixa”, de Carlos Adaixo

É o mais livro de Carlos Adaixo, onde o autor evoca as atribulações de uma geração que cresceu e viveu num dos bairros sociais mais carismáticos da Guarda, revisitando o início da década de 70 do século passado através de diferentes personagens inspiradas na «rapaziada» de então. “Bairro da Caixa” é o terceiro romance que o autor dedica à Guarda, cidade onde nasceu em 1962, tendo editado “Café no Centro da Cidade” (2013) e “O inverno no teu olhar” (2015).

“Arquivo Morto”, de Américo Rodrigues

É a mais recente obra de poesia de Américo Rodrigues, ator, encenador e poeta. O livro reúne poemas sobre a perda da memória. O autor nasceu na Guarda e já publicou vários livros de poesia, nomeadamente “A estreia de outro gesto”, “Instante exacto”, “Acidente poético fatal”, “A casa incendiada” e “Ponto cego”, entre outros.

“O Deputado da Nação”, de Manuel da Silva Ramos e Miguel Real

Trata-se de um romance que retrata a história de Umbelino Damião, nascido pobre, emigrante e dono de um bordel onde conheceu o futuro presidente do Partido. E acabou eleito deputado durante várias legislaturas, fazendo, fora do Parlamento, negócios pouco transparentes com autarcas e chineses. “O Deputado da Nação” é uma maravilhosa mas implacável sátira à classe política e aos que em volta dela gravitam, sobrepondo os interesses pessoais aos da traumatroiquizada sociedade atual.

Almanaque “O Bandarra”, de Santos Costa

Já está nas bancas a mais recente edição do almanaque trimestral de Trancoso “O Bandarra”, publicado por Santos Costa. O livro recorda acontecimentos, histórias e estórias, mas também personagens bem conhecidos dos trancosenses. Deste autor pode também ler o “Dicionário das localidades do Distrito da Guarda” com informações úteis sobre as freguesias da região, alguns pormenores históricos, os dias das suas festas e as suas figuras ilustres. Nascido em 1951, Santos Costa reside em Trancoso e publicou meia centena de livros de história, monografia, ficção e etnografia, muitos dos quais em banda desenhada. Foi cartoonista político e publicou etnografia e apontamentos históricos em diversas publicações sobre o distrito da Guarda.

“Diário dos Infiéis”, de João Morgado

Este romance está novamente nas livrarias graças a uma segunda edição. Publicado inicialmente em 2010, “Diário dos Infiéis”, de João Morgado, é uma obra ficcional sobre homens e mulheres, casamento e infidelidade, desejo e amor. «Um diário de emoções íntimas onde oito personagens, quatro casais, falam na primeira pessoa do que sentem dentro de si e em relação aos outros. Concluem que, cada um à sua maneira, todos foram infiéis: por atos, pensamentos ou omissões. Um pecado que lhes valeu o castigo de não serem felizes para sempre», lê-se na sinopse do livro.

Sobre o autor

Leave a Reply