Arquivo

Lili, la petite grenouille 1 Sylvie Meyer-Dreux (CLE International)

Ler para Querer

Este livro, repleto de cores, destina-se ao ensino/aprendizagem precoce do Francês Língua Estrangeira. Trata-se de um conto musical dividido em três histórias, que reflecte o universo infantil. Representa, de facto, o quotidiano das crianças francesas com temas variados, tais como os animais, a casa, a escola, a rua, a família, os amigos, os brinquedos e os jogos, o mercado das frutas e dos legumes, e a música. Permite, assim, à criança estabelecer uma comparação com o seu próprio universo sociocultural e afectivo.

Retrata a realidade e, ao mesmo tempo, o imaginário das crianças, nomeadamente o universo dos seus protagonistas Léo e Léa, sua irmã, que vivem aventuras extraordinárias. Estas ocorrem, principalmente, na sala de estar onde os irmãos assistem à televisão e no quarto de dormir, onde têm um robô-brinquedo, que fala e canta, além de um computador, causador de disputas entre ambos. No entanto, quem conduz as histórias é uma simpática pequena rã, cor-de-rosa, saída do ecrã de computador. Relativamente à primeira história intitulada “Era uma vez no país dos animais”, convida as crianças a visitarem uma quinta e um parque zoológico muito estranhos, já que os animais apresentam cores muito originais, para além de falarem e cantarem lindamente. A segunda história com o título “Era uma vez na casa dos músicos” convida as crianças a participarem na festa da música, sensibilizando-as para o tema, o que as leva a sair de frente do ecrã de televisão. Descobrimos, na terceira história intitulada “Era uma vez um vendedor de areia”, que esta personagem mágica é a nossa rãzinha cor-de-rosa disfarçada.

No intuito de levar as crianças a desenvolver a escrita de uma forma simples e lúdica, o livro Lili, la petite grenouille 1 é acompanhado de um caderno de leitura e outro de leitura-escrita. Apresenta também um caderno de actividades de forma a desenvolver a comunicação oral na criança. Inclui ainda duas cassetes áudio com a narração das histórias e canções muito alegres, numerosas e variadas, criadas especialmente para satisfazer as necessidades da língua, sendo adaptadas de canções infantis tradicionais que retratam o património cultural francês. E, como não poderia deixar de ser, faz-se igualmente acompanhar de um guia pedagógico muito útil para o professor de francês ou até para os pais que desejem iniciar os seus filhos no ensino/aprendizagem desta língua estrangeira.

Este conto é destinado, segundo a autora, a um público muito jovem com idades compreendidas entre os quatro e os sete anos. No nosso entender, é preferencialmente mais adequado a crianças com seis ou sete anos de idade, que tenham iniciado já a sua aprendizagem precoce do francês, eventualmente no jardim de infância, de forma a que possam aperfeiçoar os conhecimentos anteriormente adquiridos. Relativamente à faixa etária mais nova, pensamos que o livro Lili, la petite grenouille 1 esteja mais vocacionado para um público de crianças bilingues ou francófonas, tornando-se um delicioso momento de leitura e prazer quando acompanhado da sua audição com a respectiva cassete.

Por: Manuela Perestrelo

Sobre o autor

Leave a Reply