A 16ª jornada do Distrital da Guarda veio provar que a competição está a ser a mais equilibrada dos últimos anos, pois voltou a haver mexidas na frente da tabela. Num dos jogos grandes da ronda, o Aguiar da Beira, que liderava isolado, não evitou uma surpreendente derrota caseira (0-1) na recepção ao Sabugal, que manteve a quinta posição, mas agora a apenas dois pontos do primeiro lugar.
Outra equipa que beneficiou do desaire do Aguiar para chegar à frente foi o Gouveia, que empatou a duas bolas em Vila Cortês, agora quarto classificado, embora esteja apenas a um ponto dos primeiros. A outra equipa que ascendeu ao topo foi o Foz Côa após bater o Pinhelenses por 3-1. Quem também está em posição de chegar à liderança da geral é o Ginásio Figueirense, que goleou o Celoricense por 4-1, ficando em igualdade com o Sabugal, a dois pontos da frente. De resto, o Trancoso aplicou mais uma goleada pesada (9-1) à Lageosa, enquanto o Vilar Formoso foi vencer ao campo do Vilanovenses por 2-3. Por último, o Soito bateu o Penaverdense por 2-1. Este domingo, o campeonato pára por causa das meias-finais da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG), com os encontros Sabugal-Manteigas e Gouveia-Figueirense.
Na série A da IIª Divisão, o Vila Franca deu um passo de gigante rumo à vitória no campeonato, ao ganhar no campo do Mileu por 1-2, uma derrota que motivou o pedido de demissão do técnico Paulo Barra. Nos outros jogos, o Guarda Desportiva goleou na Castanheira por 7-0, o Freixo de Numão venceu o Guarda Unida por 2-0 e o Pala ganhou ao Casal de Cinza por 3-0. Na série B, o Manteigas continua o seu passeio, tendo batido o Fornotelheiro por 3-0. Nas restantes partidas, o Nespereira derrotou o Seia por 2-0, o Paços da Serra goleou o Santa Comba por 5-1 e o Teixeirense venceu o Abadense por 4-1.