A obra do Centro Escolar do Vale do Mondego, no Porto da Carne, foi iniciada simbolicamente no passado sábado com o lançamento da primeira pedra pelo presidente da autarquia, Joaquim Valente.
Com um prazo de execução de um ano, o equipamento vai custar 1,5 milhões de euros e, no futuro, vai receber as crianças daquela freguesia, bem como as de Mizarela, Cavadoude, Aldeia Viçosa, Vila Cortês, Pêro Soares e Vila Soeiro. O edifício terá quatro salas do 1º ciclo e três do pré-escolar, tendo capacidade para cerca de 175 alunos.
A obra foi adjudicada à empresa Joaquim Fernandes Marques & Filhos, SA, de Oliveira do Hospital. Para este domingo está prevista a inauguração do primeiro centro escolar do município, em Gonçalo – que vai receber alunos das freguesias da Benespera, Gonçalo, Ramela, Seixo Amarelo, Valhelhas e Vela.
Em Seia, o município inaugurou, na passada sexta-feira, o Centro Escolar da cidade, construído junto à Escola do 2º e 3º Ciclo Dr. Guilherme Correia de Carvalho. O equipamento, com capacidade para 375 alunos, é constituído por 17 salas de aulas para o 1º ciclo, quatro salas de actividades para o pré-escolar, um espaço polivalente, refeitório, biblioteca, salas de informática, um auditório, espaços lúdicos e desportivos exteriores. O projecto é de Miguel Kriphal e representou um investimento de 3,6 milhões de euros, comparticipados pelo Programa Operacional Regional do Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).