A empresa Lactibar Lda., no Sabugal, que este ano viu dois dos seus queijos serem premiados a nível nacional está preparada para aumentar a produção nesta época festiva.
O seu administrador, Luís Barreiros, diz que os meses de julho, agosto e dezembro são, por norma, os que registam mais vendas, pois «muitas famílias que estão deslocadas noutras cidades ou país regressam a casa, pelo que as vendas chegam a triplicar no nosso posto de venda». Para já, o objetivo de vendas para fechar o ano é chegar aos 8 milhões de euros e Luis Barreiros não tem dúvidas que vão conseguir: «Todos os anos aumentamos as vendas, nós não sentimos a crise», garante o empresário. Com os prémios conquistados este ano no Concurso Nacional de Queijos, a procura também aumentou para o Quinta da Cabreira de cura normal e o de cura prolongada. No entanto, segundo o administrador da Lactibar, os que mais se vendem são o Queijo Torre, de leite de vaca, e o Terras da Raia, mistura de vaca e ovelha.
Para o presidente da produtora de queijos de Rendo, o sucesso deve-se à qualidade do leite recolhido na região da Beira Interior. A Lactibar distribui os seus produtos de norte a sul do país e para países como a França, Espanha ou Alemanha e também aumentam as encomendas para o estrangeiro nesta época do ano.