Vários karatecas do distrito da Guarda trouxeram medalhas da sua participação no 5º Campeonato Mundial de Karate da Japan Shotokan Karate Association (JSKA), que se realizou o passado fim-de-semana em Portimão.
Da Academia Egitaniense de Karate Shotokan, Carla Jerónimo, campeã mundial em 2008, não desiludiu e renovou o título, tal como Rita Morgado, apesar de ter competido num novo escalão. Por seu turno, Rui Jerónimo, que foi terceiro em 2008, voltou este ano a subir ao lugar mais alto do pódio, sagrando-se também campeão mundial JSKA. Diogo Rafael e Eduardo Rafael, que participaram pela primeira vez na competição, alcançaram ambos medalhas de prata, assim como Ivo Monteiro, que em 2008 tinha ficado pelos quartos-de-final. Também José Jerónimo foi vice-campeão mundial da modalidade, enquanto Pedro Carvalho foi terceiro na sua prova de kata, o mesmo lugar alcançado por Rosa Jerónimo no escalão +35 anos.
A última medalha foi alcançada pela equipa portuguesa de kata sénior, composta por Carla Jerónimo, Dídia Gonçalves e Rosa Jerónimo, que, após o quarto posto de 2008, conseguiu este ano o segundo lugar nesta categoria. Quanto a Bruno Monteiro, Fabrícia Martins, Inês Ramos e Leandro Cruz não lograram subir ao pódio. Depois das sete medalhas alcançadas em Manchester há dois anos, a participação da AEKS saldou-se por um excelente palmarés, já que os karatecas guardenses obtiveram mais três. Quem também esteve ao mais alto nível foi Gabriel Pina (Centro de Artes Marciais da Guarda), que se sagrou campeão mundial JSKA no escalão de 18/21 anos em kumite, sem escalão de peso. Participou ainda o mestre César Olival na condição de árbitro.