Ana Tavares, Bruno Monteiro e Rita Morgado (todos da Academia Egitaniense de Karate Shotokan – AEKS) subiram ao pódio do VIII Torneio 25 de Abril/III Internacional, disputado no passado fim-de-semana na Maia (Porto). Trata-se da maior competição organizada em Portugal e uma das maiores da Europa que conta com o apoio da Federação Nacional de Karate.
Este ano participaram mais de 1.200 atletas repartidos por dois dias de competição e distribuídos por oito áreas de competição. Bruno Monteiro apresentou-se em kata iniciados, numa categoria com 95 karatecas, e precisou de sete eliminatórias para ganhar, deixando para trás atletas de selecção regional, nacional e internacional. Já Ana Tavares, que participou em kumite juvenis -55kg, ganhou todas as eliminatórias com grande superioridade técnica, alcançando a final, onde acabou por perder. Rita Morgado, actual campeã nacional de kata iniciados, ficou na terceira posição. De salientar que estes três karatecas estiveram no torneio em representação da selecção regional Centro-Norte.
Da AEKS participaram ainda Ana Torres, Ivo Monteiro e Rui Jerónimo, enquanto que pelo Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel estiveram presentes Rafael e Leandro Cruz. Da comitiva fizeram também parte José e Rosa Jerónimo, que integraram o corpo de arbitragem da prova. A União de Karate Shotokan das Beiras levou Pedro Veloso e Samuel José (Celorico da Beira), Ruben Albuquerque (Gouveia) e Mariana Lopes, Inês Costa e Joana Venâncio (Mangualde). A maioria destes atletas conseguiu passar algumas eliminatórias, mas não alcançaram lugares de pódio.