Arquivo

Juvenis do NDS querem fazer história

Equipa da Guarda quer assegurar manutenção no Nacional do escalão que arranca no domingo

Alcançar o feito inédito de garantir a manutenção no Campeonato Nacional de Juvenis, que ainda nenhuma equipa do distrito conseguiu, é o grande objetivo do NDS (Núcleo Desportivo e Social), que se vai estrear na prova este domingo. A formação da Guarda-Gare dá o pontapé de saída na condição de visitado, mas terá de o fazer em “casa emprestada”, já que vai receber a Sanjoanense em Almeida.

O jovem técnico da equipa campeã distrital adianta que as expetativas para o Nacional passam por «fazer a melhor representação possível tanto a nível da nossa instituição, como do distrito que vamos representar». «Queremos fazer algo que não tem sido conseguido pelas equipas do distrito da Guarda, que é a manutenção no campeonato nacional de juvenis porque tem-se conseguido nos iniciados mas nos juvenis não. Seria algo inédito que nós gostaríamos muito de alcançar», salienta David Rodrigues. A maioria dos atletas que vão compor o plantel sagraram-se bi-campeões distritais com o técnico, tanto em iniciados como nos juvenis, sendo que esse conhecimento mútuo «facilita um pouco os processos do trabalho e do treino no dia-a-dia».

Contudo, apesar de reconhecer que essa continuidade é uma «mais-valia», o treinador admite que a equipa «poderia ser reforçada numa ou noutra posição, mas neste momento, e atendendo a várias situações em termos de apoios financeiros, é impossível o NDS fazer recrutamento de jogadores fora da cidade da Guarda». Quanto à série B do Nacional, David Rodrigues sublinha que «não é novidade» para si, recordando ter treinado o Sporting de Vilar Formoso há quatro anos. Por isso, sabe «perfeitamente as dificuldades» que vai encontrar numa série onde prontificam equipas como o Porto ou o Boavista e que considera ser «a mais competitiva e difícil» das quatro do campeonato. «Não é só o Porto, todas as equipas estão muito bem preparadas, têm outras condições e outro leque de escolhas que, infelizmente, eu não tenho na Guarda», constata.

Assim, o objetivo é conseguir o máximo de pontos em casa, pelo que o desafio com a Sanjoanense será para vencer, até porque «são duas equipas que acabaram de subir ao Nacional». Além do mais, uma vitória será muito positiva no arranque do campeonato: «Será sempre mau começar a perder pontos em casa, pois sabemos que os jogos em casa são muito importantes neste campeonato», afirma. Apesar de «no futebol não haver impossíveis», David Rodrigues sabe de antemão que será muito difícil pontuar contra o Porto, pelo que haverá que aproveitar as partidas contra equipas como a Sanjoanense para conseguir pontos e alcançar o objetivo da manutenção. Para reforçar o «espírito de grupo», alguns dos elementos do plantel e o técnico efetuaram um estágio de uma semana na Aldeia de São Sebastião, perto de Vilar Formoso. «É um local que oferece várias valências, que nos permite fazer um trabalho bastante rigoroso e um acompanhamento no dia-a-dia a nível de rendimento desportivo dos atletas», justifica. A receção à Sanjoanense vai ter lugar em Almeida por o Estádio Municipal da Guarda acolher no fim-de-semana um torneio internacional de juniores. «Pedimos para não fazer o primeiro jogo em casa, mas houve um erro por parte de um órgão institucional relativamente à Federação, pelo que o sorteio não teve isso em conta», explica.

Ricardo Cordeiro Alguns dos jovens atletas que estagiaram na Aldeia de São Sebastião com o técnico David Rodrigues

Juvenis do NDS querem fazer história

Sobre o autor

Leave a Reply