Arquivo

Jovens pilotos deram espetáculo em Fernão Joanes

Crossódromo das Lajes acolheu Europeu de 65 e 85cc e Troféu Ibérico de MX1 e MX2

Cerca de duas mil pessoas assistiram em Fernão Joanes (Guarda), no último fim de semana, à jornada do Campeonato da Europa de 65 e 85cc, a que se juntou ainda o Troféu Ibérico de MX1 e MX2, em que participaram os melhores pilotos portugueses e espanhóis, naquela que foi a única prova internacional da modalidade organizada este ano em Portugal.

No Crossódromo das Lajes disputou-se a terceira e última jornada de qualificação da Zona Sudoeste da Europa. A lista de participantes confirmou os principais valores inscritos, com 16 pilotos presentes em 85cc e14 nos 65. Após alguns aguaceiros caídos nos treinos de sábado, as corridas de domingo disputaram-se com sol e numa pista em excelentes condições para a prática da modalidade. Em 85cc houve vencedores diferentes. Na primeira manga, o francês Maxime Charlier andou cinco voltas à frente, mas foi o esloveno Jan Pancar que acabou por ganhar. Já na segunda, Charlier comandou todo o tempo para bater Pancar, enquanto o piloto de São Marino, Andrea Zanotti, bisou no terceiro posto. Quanto aos portugueses, Bruno Charrua foi o melhor, sempre no 10º lugar.

Na classe de 65cc, os jovens espanhóis monopolizaram o pódio, com Eric Tomas a bisar o triunfo, inicialmente com 1,2s sobre David Braceras, ficando Jorge Casasola em terceiro. Na segunda manga, Tomas venceu com vantagem expressiva de 23s sobre Casasola, enquanto Gerard Congost acabou no último lugar do pódio. Quanto aos portugueses, quatro fecharam sempre a tabela classificativa. Ricardo Rocha foi o melhor representante luso, no nono posto. Já no Troféu Ibérico, competição extra para as classes MX1 e MX2 que reuniu 12 pilotos, quatro deles espanhóis, o português Paulo Alberto veio do Brasil, onde tem feito furor, para ser o único comandante nas duas mangas e vencer destacado. Na primeira, Anders Lasheras desalojou Joan Cros do segundo lugar pouco depois do meio da corrida, mas na segunda inverteram o posicionamento.

Quanto aos portugueses, na primeira manga Pedro Carvalho foi quarto, à frente de Sandro Peixe. Todavia, na segunda Carvalho arrancou mal e só conseguiu recuperar até quinto, enquanto Peixe assegurou o quarto posto, a curta diferença dos dois espanhóis classificados à sua frente. A prova foi organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes e o seu presidente, António Bico, ficou «muito satisfeito» com a adesão do público.

Ricardo Cordeiro Pilotos espanhóis dominaram na classe de 65cc

Sobre o autor

Leave a Reply