Um jovem utente do Solar do Mimo – Centro de Acolhimento de Crianças em Risco, de Seia, foi selecionado para a equipa de Portugal que vai disputar o Mundial de Futebol de Rua, entre 21 a 28 deste mês em Paris.
Segundo a instituição, a escolha de João surge na sequência da participação da equipa “São Rosas e Mimos”, em representação do distrito da Guarda, no torneio nacional desta modalidade disputado de 7 a 10 de julho em Aveiro. A formação foi constituída por utentes da Casa de Santa Isabel – Instituto de Pedagogia Curativa e Socioterapia, que se dedica ao apoio social à pessoas com deficiência, e do Solar do Mimo, ambas sediadas em S. Romão. João vai agora integrar os trabalhos de preparação da seleção nacional, representando o concelho serrano num projeto de iniciativa da Associação CAIS, cujo objetivo é possibilitar o acesso à prática desportiva, «entendida como um direito de cidadania ainda vedado a muitos, e geradora de novas oportunidades inclusivas, através da disseminação da inovação que representa utilizar o futebol como estratégia de intervenção social».
Este torneio de futebol de rua existe desde 2004, sendo a CAIS uma organização que trabalha com pessoas em situação de sem-abrigo, a quem se destina este projeto. «É importante, no entanto, esclarecer e perceber que uma pessoa em situação de sem-abrigo não é apenas aquele ou aquela que está sem teto, mas também todos aqueles que vivem sem lar, impossibilitados de estabelecer e desenvolver, em privado, relações de família ou de amizade, aqueles que vivem em casas sem condições e em casas inseguras, correndo continuamente o risco de sofrerem ações de despejo», adianta o Solar do Mimo.