Arquivo

José Sócrates vai receber chave da cidade da Covilhã

Antigo primeiro-ministro vai ser distinguido pelo município na segunda-feira, dia em que se assinala o feriado municipal

José Sócrates vai ser homenageado na próxima segunda-feira pela Câmara da Covilhã, que deliberou atribuir-lhe a medalha de ouro de mérito municipal e a chave da cidade. O presidente do município explicou que a deliberação de distinguir o antigo primeiro-ministro foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo e que as insígnias serão atribuídas no âmbito das comemorações do dia da cidade.

Vítor Pereira considera que se trata de uma «distinção mais do que justa pelos esforços que o engenheiro José Sócrates desenvolveu ao longo de toda a carreira política pela defesa da Covilhã. Tenha sido como deputado, secretário de Estado, ministro ou primeiro-ministro, pugnou sempre pela Covilhã, pela Cova da Beira e pela região». O autarca socialista considerou que «várias obras de relevo» foram concretizadas na região graças «ao empenho direto» do antigo primeiro-ministro, que cresceu e iniciou a carreira política na cidade: «Podemos mencionar, por exemplo, a concretização da última fase do Regadio da Cova da Beira, a construção da Faculdade de Ciências da Saúde, a construção da A23, a inclusão da Covilhã no programa Polis, bem como o alargamento da rede de gás natural ao interior do país», esclareceu Vítor Pereira que não tem dúvidas que a Covilhã «tem todas as razões para lhe estar reconhecida». O presidente do município adiantou ainda que já endereçou o convite a José Sócrates e que este aceitou a distinção, remetendo para mais tarde a confirmação da presença, por questões de agenda.

Nas comemorações do 144º aniversário da elevação da Covilhã a cidade vão ser homenageadas mais 10 personalidades e duas instituições.

As Conferências São Vicente de Paulo – Conselho de Zona Da Covilhã e a Universidade da Beira Interior vão ser ambas distinguidas com a medalha de mérito municipal – categoria ouro. Com a medalha de mérito municipal – categoria prata vão ser distinguidos António Peixeiro (médico), António Sena (diretor técnico regional da Associação de Basquetebol de Castelo Branco durante 30 anos), José Cunha (proprietário da antiga Confeitaria Lisbonense) e Luís Garra (presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa). Da lista fazem ainda parte três autarcas que presidiram durante mais de 20 a três freguesias do concelho e que abandonaram os cargos no ano passado: António Paulo (Erada), Arménio Matias (Vale Formoso) e José Pinto (Boidobra). A título póstumo vão também ser distinguidos com a medalha de mérito municipal – categoria prata Isilda Barata, que foi durante muitos anos membro da assembleia municipal eleita pelo CDS-PP, Pedro Rodrigues, bombeiro da corporação da Covilhã que faleceu num incêndio no ano passado, e a poetisa Maria Ivone Vairinho. A sessão solene de homenagem está agendada para as 15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Cordeiro Depois de em abril ter sido homenageado em Belmonte, José Sócrates vai agora ser distinguido na Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply