Arquivo

José Saramago visita Cidadelhe este domingo

Nobel da Literatura apadrinha lançamento do vinho “O Cidadão de Cidadelhe”

José Saramago visita este domingo a aldeia de Cidadelhe, no concelho de Pinhel. O Prémio Nobel da Literatura vai apadrinhar a apresentação do vinho “O Cidadão de Cidadelhe” colocando a sua assinatura nos cerca de mil litros do “precioso néctar” que vão ser distribuídos por 1.333 garrafas, numa iniciativa da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos da Beira Serra. Já a possibilidade de também Jorge Sampaio, Presidente da República, passar por Cidadelhe, não se vai concretizar, por causa de uma «agenda muito sobrecarregada», indica José Cunha, grão-mestre da confraria.

Recorde-se que a vinda de Saramago ao “Calcanhar do Mundo”, designação atribuída pelo próprio a Cidadelhe no livro “Viagem a Portugal”, estava inicialmente agendada para 7, 8 e 9 de Outubro, mas «motivos profissionais e pessoais» obrigaram ao adiamento da vinda do Nobel da Literatura. José Cunha salienta o «simbolismo» que se pretende que a vinda de Saramago atinja junto da população daquela «pequenina aldeia», com cerca de 60 habitantes, bem como o facto de estarem convidadas cerca de uma vintena de confrarias do país leva a que este adiamento seja encarado com bastante naturalidade. Neste sentido, a vinda de Saramago a Cidadelhe é considerada «importante para a divulgação do nome da aldeia», que apresenta algumas riquezas gastronómicas, enólogas e artesanais «bastante boas», considera. A ideia de produzir o vinho “O Cidadão de Cidadelhe”, recorrendo a uma selecção rígida das castas típicas “Marufo” e “Rufete”, surgiu durante um colóquio organizado pela ADERCI – Associação de Desenvolvimento de Cidadelhe.

O enólogo Magalhães Coelho, presidente da Câmara de Provadores do Dão, está a coordenar a produção do vinho, mas também a Adega Cooperativa de Pinhel colaborou na sua feitura, com o fornecimento de alguns produtos próprios. Ao todo, vão ser produzidos cerca de mil litros de vinho, repartidos por 1.333 garrafas, 300 das quais serão apresentadas em caixas de madeira, forrada a veludo “bordeaux”, com duas garrafas, dois copos em cristal e ainda um pequeno livro alusivo ao evento, que contará com uma breve introdução manuscrita por Saramago. As restantes garrafas serão apresentadas individualmente em caixas de cartão “bordeaux” carmim com filetes dourados, autografadas pelo Nobel da Literatura de 1998.

Sobre o autor

Leave a Reply