Arquivo

Jornadas de Publicidade e Comunicação na UBI

Departamento de Comunicação e Artes junta, amanhã e sábado, especialistas nacionais e estrangeiros

O departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI) organiza, amanhã e sábado, as primeiras jornadas de Publicidade e Comunicação. Possibilitar aos estudiosos da área a oportunidade de divulgarem os seus trabalhos e promover uma reflexão sobre a publicidade a partir de vários ângulos de análise como a História da Arte, os Estudos Literários, a Semiótica, a Sociologia da Comunicação, a Retórica, entre outros, são os objectivos desta iniciativa.

O tema “Retóricas da Publicidade” abre o primeiro dia, com a presença de Lopes Eires (Universidade de Salamanca), António Fidalgo (UBI), Tito Cardoso e Cunha (Universidade Nova de Lisboa) e Rui Bertrand Romão (UBI). Da parte da tarde segue “Linguagens e Discursos”, por António Delgado (UBI), Raul Rodriguez (Universidade de Alicante), Helena Pires (Universidade do Minho) e Eduardo Camilo (UBI). À noite, decorre o Festival de Publicidade com uma retrospectiva do Festival de Cannes no Teatro-Cine da Covilhã. Já no segundo dia, as jornadas centram-se no debate dos “Ângulos de Análise”, com Arnaldo Saraiva (Faculdade de Letras do Porto) e Jorge Bacelar, João Carlos Correia e Luís Nogueira (UBI). Às 15 horas segue-se mais uma retrospectiva do Festival de Cannes, numa matiné no Teatro-Cine dirigida às escolas secundárias da região. Recorde-se que, embora se tenha verificado um crescente aumento de cursos relacionados com as Ciências da Comunicação, a publicidade continua a ser um objecto de estudo científico pouco explorado em Portugal, sendo escassos quer a realização regular de iniciativas científicas, quer os trabalhos publicados nesta área.

Sobre o autor

Leave a Reply