João Noutel, com a obra “Analfabetic Lovers”, venceu o Prémio Abel Manta de Pintura, anunciou a Câmara de Gouveia. O júri selecionou ainda 12 obras que vão estar em exposição no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.
A sexta edição do prémio foi lançada pelo município de Gouveia em fevereiro e teve a concurso 70 obras de 50 artistas nacionais. Além de homenagear o mestre Abel Manta (1888-1982), natural da “cidade-jardim” e um dos maiores pintores modernistas portugueses, este galardão quer também valorizar as artes plásticas e os artistas nacionais e assinalar o 30º aniversário do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. O júri foi composto pela arquiteta Isabel Manta, neta do pintor, pela artista plástica Mónica Nogueira e pelo arquiteto Raimundo Aires. A entrega do prémio, com um valor monetário de 5.000 euros, e a inauguração da exposição estão agendadas para 7 de agosto, no âmbito das Festas do Senhor do Calvário.
João Noutel é autor de diversos projetos de arte pública e privada e está representado em diversas coleções privadas e institucionais em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Dubai, Índia e Estados Unidos, expondo regularmente desde 2002, adianta a autarquia de Gouveia. De resto, o pintor vai ter duas obras na mostra alusiva ao prémio, a par dos quadros de Susana Chasse, Maria Antonieta Martinho, Conceição Fragueiro, Ana Weber, Catarina Machado, Maria de Lurdes Fonseca, Fátima Teles, António Manuel Pires, Sérgio Reis, Ricardo Cardoso e Inês Bessa.