João Morgado vai receber o troféu “Cristo Redentor” pelo seu trabalho em prol da cultura luso-brasileira. O galardão será entregue terça-feira, em Lisboa, pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã (Rio de Janeiro).
Na origem deste reconhecimento, o autor destaca o seu «trabalho de investigação e divulgação de Pedro Álvares Cabral», que já o levou a São Paulo, onde foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil. Este ano João Morgado deverá dar conferências no Rio de Janeiro e Nova Friburgo sobre o caráter humanista do descobridor e promover o seu livro “Vera Cruz”, bem como algumas edições juvenis. O escritor acaba de lançar a terceira edição do livro “O Céu do Mar” e em outubro deverá regressar ao romance histórico com a biografia de mais uma personalidade do século XVI.
Na mesma cerimónia, Ana Peixinho (diretora da Universidade de Coimbra) e Fernando Medina (presidente da Câmara de Lisboa), entre outras personalidades distinguidas, receberão a Medalha Austregésilo de Atayde, atribuída pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã.