Arquivo

João Gilberto

Opinião – Ovo de Colombo

Através do dedilhar batido com o ritmo lento, mas inconfundível, do samba, João Gilberto criou esse som novo que é a bossa nova.

A partir de então, esta não parou de somar músicos que a ela escolhem dedicar-se e de maravilhar o público e os ouvintes. Este som revolucionário, de tão aditivo que é, contagiou rapidamente a criação de música brasileira, a música pop e, claro, o jazz.

Por muita bossa nova que ouça o encanto que João Gilberto lhe dá é incomparável. A sua dedicação a cada nota, a cada som e a cada palavra é notável. Invejo-lhe a sorte de se ter dedicado na sua vida a algo tão bonito, que comove tanta gente, e de o ter conseguido fazer com a simplicidade que sempre lhe é característica, e sem nenhum traço óbvio ou simplista, o que lhe é possível devido ao domínio total que demonstra ter quer do seu instrumento, a guitarra, quer da sua voz, quer do ritmo, com o qual brinca e cria sem nunca mostrar o mais vago indício de dúvida ou de imprecisão, oferecendo-nos uma música sempre livre e impressionante.

Joana C. Pereira

Sobre o autor

Leave a Reply