Arquivo

Joalto transporta o Euro 2004

Empresa da Guarda é responsável pelo transporte de metades das selecções participantes

O Grupo Joalto é o responsável pelo transporte de metade das equipas participantes no Euro 2004. São oito os autocarros decorados a rigor com as cores das respectivas selecções, dos seguintes países: Espanha, Itália, Rússia, Suíça, Letónia, Holanda, Croácia, Dinamarca.

A empresa assume a tarefa com satisfação considerando que «é um orgulho colaborar neste grande evento», sublinha Ricardo Afonso, director comercial do Grupo Joalto, sem deixar de sublinhar a responsabilidade que o compromisso implica.

Tudo começou com o convite de um dos patrocinadores oficiais do Campeonato Europeu de Futebol 2004, o grupo coreano Hyundai, que ficou com a logística de todos os transportes, mas como não têm autocarros, «fomos subcontratados para transportar as equipas», conta Ricardo Afonso. As demais oito selecções serão transportadas pelo Grupo Barraqueiro. Assim, a Joalto irá transportar as selecções nacionais de Espanha, Itália, Rússia, Suíça, Letónia, Holanda, Croácia, Dinamarca, em autocarros de grande turismo especialmente preparados para a ocasião e recentemente adquiridos pela empresa. Os motoristas pertencem à empresa e «foram criteriosamente escolhidos», exigindo-se o conhecimento de, pelo menos, uma língua estrangeira, destaca Ricardo Afonso.

À medida que as equipas chegam a Portugal os autocarros vão acompanhar as respectivas comitivas, desde os hotéis onde se irão instalar aos centros de treino e aos estádios onde se realizarão os jogos. Para além dos oito autocarros “equipados a rigor” com as cores das respectivas selecções, «foram disponibilizados mais dois autocarros descaracterizados», refere Ricardo Afonso, para ajudar no transporte das equipas que são transferidas por via aérea. A primeira selecção que chegou a Portugal foi a da Rússia, «a qual vai ficar instalada no Algarve», diz o administrador, onde irá disputar o primeiro jogo. Depois joga no estádio da Luz, em Lisboa, e o terceiro jogo volta a ser no Algarve, ou seja, «vai andar sempre com o autocarro» da Joalto, explica. Em relação ao percurso das outras selecções. Espanha tem o «quartel-general em Braga», e por isso, treinam no Estádio 1º de Maio, mas como o primeiro jogo é no Algarve serão transportados pelo autocarro oficial para o aeroporto, no Porto, e depois em Faro «terão um autocarro sem as cores da selecção à espera da equipa», comenta, pois só andam no autocarro caracterizado nas deslocações de e para o “quartel-general” da selecção. Por sua vez, a selecção da Suíça vai ficar sediada em Óbidos, por isso vai andar sempre no mesmo autocarro, uma vez que o primeiro jogo é em Leiria, e os seguintes em Coimbra. A Croácia que vai ficar em Coruche tem os primeiros jogos em Leiria, e o último no estádio da Luz, em Lisboa. Logo também vai viajar sempre no autocarro com as cores da selecção. A comitiva da Dinamarca fica instalada no Algarve, mas como o primeiro jogo é em Guimarães, e os seguintes também são no norte do país, viajará de autocarro no Algarve e para os jogos recorrerá à via aérea. A Itália vai ficar sediada em Lisboa e disputará a primeira fase do Euro no Norte, pelo que o “seu” autocarro servirá para as deslocações pela capital e até ao aeroporto, pois viajam de avião para o Porto. Já a Letónia terá o “quartel-general” na Curia, «e jogará sempre ali perto», diz Ricardo Afonso, nomeadamente, em Aveiro, Porto (Boavista) e Braga. Por fim, a selecção da Holanda fica sedeada no Algarve e «vai jogar muito no norte do país», comenta Ricardo Afonso. Sendo que o primeiro encontro se realiza no Estádio do Dragão, o segundo em Aveiro, e o último em Braga.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply