O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, a partir de hoje, o quarto ciclo de conferências “Saúde sem Fronteiras”, iniciativa que irá decorrer em diferentes sessões, até Novembro.
A conferência de hoje acontece na sala da Assembleia Municipal da Guarda e será subordinada à temática “Doenças respiratórias”. A primeira intervenção está programada para as 10 da manhã, pelo professor Manuel Fontes Baganha (Faculdade de Medicina de Coimbra). Meia hora depois intervém Amparo Rosa Sanchéz (Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca). Pelas 11h15 será apresentado um caso clínico por Frederico Vasquéz, interno de Pneumologia do Hospital Sousa Martins, a que se seguirá um debate. Durante a tarde serão levadas a cabo várias acções de sensibilização, sobre avaliação da função respiratória, avaliação da dependência de nicotina, determinação do monóxido de carbono e malefícios do tabaco.
Para as 21h30 está ainda agendada uma mesa redonda, que contará com intervenções de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, promovendo-se a interacção com o público. A próxima sessão da iniciativa está agendada para 19 de Junho, sobre o tema “Desporto: benefícios e malefícios”. A 9 de Outubro debater-se-á a “Saúde Oral” e a 6 de Novembro estará em destaque a “Saúde Mental”. À semelhança dos ciclos anteriores, as conferências são uma organização conjunta do CEI, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Escola Superior de Saúde da Guarda, Associação Nacional de Farmácias e Ordem dos Farmacêuticos.