O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai promover, a 8 de Março, um “Dia Aberto” com o objectivo de fortalecer a sua relação com a comunidade estudantil local e regional. A jornada desenrola-se no campus da Quinta do Zambito e na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações, em Seia.
A iniciativa é composta por exposições, projecção de filmes, apresentação de projectos, mostra de recursos e equipamentos e visitas guiadas a serviços e laboratórios disponíveis. Em destaque estarão os laboratórios de áreas geralmente pouco apelativas para os estudantes, como a Física e Matemática, onde estará patente uma exposição que visa um contacto mais facilitado com estas matérias. Nos cursos de Marketing e Gestão de Recursos Humanos haverá também aulas abertas. Trata-se da segunda edição de um evento que convida a comunidade a visitar as instalações do IPG, sobretudo a potenciais alunos daquela instituição, pois o convite foi direccionado «basicamente ao 3º ciclo do ensino básico e às escolas profissionais, uma vez que representam aqueles alunos que vêm até nós a mais curto prazo», disse o vice-presidente do IPG, Fernando Sá Neves, em conferência de imprensa. Os visitantes terão assim a oportunidade de um primeiro contacto com as diferentes escolas, «mostrando-lhes as oportunidades que têm na nossa instituição», acrescenta. Este ano são esperados cerca de 740 visitantes, um número bem longe dos 1.641 alunos que visitaram o Politécnico em 2006. Uma diferença que fica a dever-se ao facto deste ano não estarem presentes turmas do 1º ciclo, que em 2006 trouxeram 1.027 visitantes.
Esta medida é justificada pelo vice-presidente como uma maneira de «atender às especificidades de muitos deles, algo impossível com um excessivo número de alunos visitantes». Já na Universidade da Beira Interior, a iniciativa desenrola-se entre 6, 7 e 8 Março. Trata-se da décima edição de “Os Dias da UBI”, tendo a instituição recebido mais de 30 mil visitantes, de todos os graus de ensino e oriundos de todo o país, durante estes 10 anos. Para além das visitas a todos os equipamentos da universidade, tais como laboratórios e centros de investigação, os participantes terão à sua espera as mais diversas actividades, consoante a idade. A biblioteca espera pelos mais novos com uma caça ao tesouro e um pitoresco Teatro de Fantoches. O departamento de Química vai ajudar a desvendar as “Riquezas e Mistérios do Leite” e viajar “Da história do Conde Vlad Drácula… a uma nova luz para a Medicina”. A matemática, que sempre foi um sucesso nestes dias, prepara a Final do Jogo de Damas e desafiará todas as mentes com jogos, arte, espelhos e simetrias. A televisão e a rádio, do departamento de Comunicação e Artes, ajudarão a descobrir novas estrelas, que, se forem empreendedoras, poderão concorrer ao Concurso de Ideias de Negócio com a ajuda do “Empreendedorismo de Base Tecnológica da UBI”.