A equipa de basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) apurou-se para a fase final do Campeonato Nacional Universitário, que se disputa na próxima semana em Coimbra.
Para além do IPG foram apuradas mais 11 equipas, divididas por três grupos, sendo que o IPG é o primeiro Instituto Politécnico a atingir esta fase do basquetebol universitário e esse é um motivo de orgulho para os dez atletas da equipa guardense (João Coimbra, Yaridson Spencer, Neylor Andrade, Amadeus Júnior, Herikson Quintas, Dunildo Fernandes, João Martinho, Ricardo Batista, Tomás Gil e Daniel Pereira). Quanto aos objetivos, João Coimbra, um dos jogadores, explica que o principal era disputar a fase nacional: «Os nossos objetivos já foram alcançados ao passar a primeira fase do torneio e seguirmos para esta fase nacional, esse sim era o objetivo principal e conseguimos alcançá-lo com muito sucesso», afirma o atleta. Embora a equipa já se sinta vitoriosa, João Coimbra não esconde que «o nosso espírito não é de derrotado, gostaríamos agora de ir o mais longe possível nesta fase, quiçá até ganhar o torneio».
O jogador, que também assume um pouco o papel de treinador da equipa, sublinha que, em 2016, quando iniciaram a modalidade no IPG nunca pensaram «alcançar este objetivo tão rápido», acrescentando que «a prestação da equipa no ano passado não foi tão bem-sucedida, mas com o adicionar de alguns elementos-chave este ano sabíamos que as nossas hipóteses tinham aumentado muito». O primeiro jogo do IPG, cuja equipa tem como responsável o professor António Albino, tem lugar na segunda-feira.