O lanço do IP2 entre o nó de Longroiva (Mêda) e o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa), com uma extensão de 18,3 quilómetros, abriu ao trânsito na terça-feira.
A subconcessão Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008, em regime de conceção, construção, financiamento, manutenção e exploração, sem cobrança de portagem aos utentes, de um conjunto de vários lanços do IP2 e do IC5, num total concessionado de cerca de 240 quilómetros, dos quais cerca de 230 quilómetros correspondem a estradas a construir de raiz. A conclusão deste troço do IP2 dá continuidade aos lanços já em serviço, entre a A25 em Celorico da Beira, Trancoso e Longroiva. O restante IP2, incluído nesta subconcessão, entre Junqueira a norte do Douro e Bornes, será aberta à circulação automóvel no decorrer do mês de novembro, passando a atual ligação entre a A25 em Celorico e a A4 em Macedo de Cavaleiros a fazer-se em condições de circulação e segurança acrescidas e em muito menos tempo (cerca de 1h10 em vez das duas horas atuais).
Esta nova via serve diretamente os concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros. Também integrada nesta subconcessão está previsto entrar em serviço ainda esta semana o lanço do IC5 entre Mogadouro e Miranda do Douro, numa extensão de cerca de 37 quilómetros. O conjunto de lanços do IP2 e IC5 terminará no final do primeiro trimestre do próximo ano.