Já está nas bancas o último número da revista cultural “Praça Velha”, editada semestralmente pela Câmara da Guarda. Nesta edição, o destaque vai para o dossier especial sobre “As invasões francesas na região da Guarda”.
Os textos e diferentes abordagens são de Adriano Vasco Rodrigues, Carlos Berrincha, José Alexandre Sousa, José Manuel Coutinho dos Santos, Aires Antunes Diniz, Manuel Leal Freire, Guilhermina Leal, Emílio Rivas Calvo e Carlos Abreu. A publicação inclui ainda trabalhos sobre “Epitáfios da Sé da Guarda”, de José d’Encarnação; “Cabeço das Fráguas (Quinta de S. Domingos, Guarda) 2006”, de Maria João Santos/Thomas Schattner/Victor Pereira; “Torre de Almofala: materiais de superfície”, de Elisa Albuquerque/Susana Carvalho/Ana Sousa; “Joaquim Manuel Correia (aspectos da vida e da obra)”, de Josué Pinharanda Gomes; e “Estrela Polar – da aparição do tu e da questão política em Penalva”, de Jorge Costa Lopes.
O n.º 24 da “Praça Velha” apresenta também um portfolio de Monteiro Gil, uma entrevista a Maria Lino, por Américo Rodrigues; o texto de teatro “Cinco F’s”, de J. Osório de Andrade; as “Meditações”, de J. Alves Ambrósio; e a poesia de José Monteiro e André Benjamim. Como habitualmente, há recensões de livros, discos e filmes, bem como uma resenha de actividades culturais na região. Esta é a primeira edição após a entrada em funções de um Conselho Editorial constituído por António José Dias de Almeida, José Manuel Mota da Romana, Mário Cameira Serra, Antonieta Garcia, Hélder Sequeira, Victor Pereira e Américo Rodrigues, que também coordenada a revista.