Arquivo

Instituições da Guarda recebem uma centena de cobertores

Fundação São João de Deus fez a entrega no passado sábado e encerrou oficialmente a Operação Manto Branco

A delegação da Guarda da Fundação de São João de Deus entregou no sábado 104 cobertores a várias instituições sociais da cidade, no âmbito da Operação Manto Branco. A campanha, iniciada em novembro, recolheu um total de 268 mantas e cobertores, sendo que 158 foram doações de particulares e 110 da fábrica Evaristo Sampaio, dos Trinta (Guarda).

A caravana de entrega partiu do antigo Hotel Turismo e passou pela ADM Estrela, Associação Despertar do Silêncio, Liga dos Amigos da Arrifana, Associação de Estudantes dos PALOP do IPG e Centro de dia de Casal de Cinza. Os restantes 40 cobertores foram atribuídos à Cáritas e Cruz Vermelha na segunda-feira, no âmbito da iniciativa “Natal Solidário”. A responsável pela delegação local da Fundação faz um «balanço muito positivo» da operação, revelando terem sido excedidas as expectativas no número de pedidos e de doações. «O número de doações particulares foi elevado, o que mostra que a sociedade continua solidária apesar do momento atual ser difícil para todos», considerou Patrícia Loureiro. Para a dirigente, «este tipo de iniciativa tem de deixar de ser pontual e existir mais vezes ao longo do ano», uma vez que «o aumento do custo do gás e da eletricidade fez crescer a necessidade de cobertores» e as instituições de solidariedade social «não conseguem responder a todos os pedidos».

Por exemplo, esta campanha registou 455 pedidos, «pelo que ainda falta reunir 187 cobertores», revelou a responsável. Nesse sentido, e apesar da iniciativa já ter terminado oficialmente, Patrícia Loureiro adiantou que a Fundação de São João de Deus está «em contactos institucionais com fábricas dos distritos da Guarda e Castelo Branco» para angariar as unidades em falta.

A Associação de Estudantes dos PALOP do IPG foi uma das organizações contempladas

Instituições da Guarda recebem uma centena
        de cobertores

Sobre o autor

Leave a Reply