Arquivo

infoEMPRESAS

Aprovado Plano de Formação do NERGA

No âmbito da candidatura apresentada pelo NERGA ao POEFDS – Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, esta Associação Empresarial viu aprovado o seu Plano de Formação Profissional para o ano de 2006, o qual irá representar um volume de formação total de 16 170 horas .

Tendo por destinatários, os activos das PME´s, o Plano aprovado contempla acções de formação profissional em diferentes áreas, como: Informática, Higiene e Segurança, Qualidade e Vendas entre outras.

Os interessados em frequentar os cursos de formação, previstos para o corrente ano, deverão contactar o Departamento de Formação do NERGA.

Novos Incentivos às Empresas

No âmbito do Novo PRIME – Programa de Incentivos à Modernização da Economia, encontram-se abertos os seguintes apoios às empresas:

SIPIE – Sistema de Incentivo à Pequenas Iniciativas Empresariais

O SIPIE destina-se a projectos de investimento até 150 mil euros e visa incentivar projectos de criação, expansão ou modernização de micro ou pequenas empresas. Os Destinatários do SIPIE são as micro e pequenas empresas dos seguintes sectores de actividade: Indústria, Comércio, Turismo e Serviços. O incentivo poderá atingir os 40% a fundo perdido no caso de se tratar de um jovem empresário.

SIME – Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial

O SIME – Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial visa promover o reforço da produtividade e competitividade das empresas, bem como da sua participação no mercado global, através de estímulos a investimentos integrados em factores estratégicos, designadamente nas áreas da Internacionalização, Certificação da Qualidade, Segurança e Ambiente, Eficiência Energética e Qualificação de Recursos Humanos. Podem beneficiar destes apoios as empresas dos seguintes sectores de actividade: Indústria, Construção, Comércio (exclusivamente para PME), Turismo, Serviços e Transportes. O incentivo a conceder ao abrigo do programa, é de carácter reembolsável, à excepção do apoio relativo à formação profissional e à majoração «mais-valia ambiental», que assumem a forma de incentivo não reembolsável.

SIED – Sistema de Incentivos à Economia Digital

O SIED visa promover a aproximação das PME à economia digital, com destaque para a presença na Internet. Os destinatários deste apoio são as micro e pequenas empresas dos seguintes sectores de actividade: Indústria, Construção, Comércio, Turismo, Serviços e Transportes O incentivo corresponde a 35% a fundo perdido.

SIME Internacional

O SIME Internacional, ao contrário das restantes, é uma medida nova do PRIME. Foi criada para apoiar as empresas de menor dimensão nos seus esforços de internacionalização. Apoia acções de prospecção e presença em mercados externos, campanhas de marketing, participação em feiras ou aquisição de informação. O incentivo é a fundo perdido à taxa de 40%, até ao máximo de 40 mil euros.

SIME I&DT – Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

O SIME I&DT vem substituir o SIME Inovação e apoia os projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico desenvolvidos por empresas isoladas ou em consórcio, que visem o reforço da produtividade, competitividade e inserção no mercado global das empresas, através da realização de actividades de investigação industrial e/ ou desenvolvimento pré-concorrencial. Os Destinatários deste apoio são as empresas dos seguintes sectores de actividade: Indústria, Construção, Comércio (exclusivamente para PME), Turismo, Serviços e Transportes.

As candidaturas aos diferentes incentivos encontram-se abertas até ao próximo dia 11 de Abril, podendo os interessados dirigir-se ao NERGA para mais informações.

www.nerga.pt

Sobre o autor

Leave a Reply