Arquivo

infoEMPRESAS

Informação da responsabilidade do NERGA

ABERTA CANDIDATURA AO EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO

Entre 10 de Março e 23 de Maio de 2008, encontram-se abertas as candidaturas para Projectos de Empreendedorismo Qualificado, nomeadamente, empreendedorismo feminino e jovem.

Este sistema de incentivo apoia a criação de novas empresas ou de empresas com menos de 3 anos de actividade, classificadas como PME. No caso das micro e pequenas empresas é condição de acesso que o peso dos trabalhadores com grau de habilitação escolar igual ou superior a 4, no ano pós-projecto, seja de pelo menos 10%.

Neste tipo de projectos são elegíveis os seguintes investimentos: Aquisição de máquinas e equipamentos; Equipamentos informáticos e software; Instalação de sistemas energéticos; Software standard e específico; Investimentos na área da eficiência energética; Direitos de propriedade industrial; Prospecção de mercados; Certificação de sistemas de gestão, entre outros. Os limites mínimos e máximo de despesa elegível são de 50.000 euros e 1.000.000 euros, respectivamente.

A taxa de incentivo base é de 35%, a qual poderá ser acrescida, das seguintes majorações:

Tipo de Empresa: 10 % para Médias Empresas ou 20% se Pequenas Empresas;

Tipo de Estratégia: 10% para estratégias de eficiência colectiva;

Empreendedorismo Feminino ou Jovem: 10%.

Para atribuição de majoração no Empreendedorismo Feminino, é necessário que o projecto reúna as seguintes condições:

A empreendedora detém, directa ou indirectamente, uma participação igual ou superior a 50% no capital social, durante dois anos;

A empreendedora desempenha funções executivas na empresa e mantém-nas, pelo menos, dois anos após a conclusão do projecto.

No caso do Empreendedorismo Jovem, a atribuição da majoração depende do preenchimento pelo jovem empreendedor das seguintes condições:

Ter uma idade compreendida entre os 18 e os 35 anos;

Deter, directa ou indirectamente, uma participação igual ou superior a 50% no capital social, durante dois anos;

Desempenhar funções executivas na empresa e mantê-las, pelo menos, dois anos após a conclusão do projecto.

Para mais informações contactar o Gabinete de Apoio às Empresas do NERGA

Sobre o autor

Leave a Reply