A Labfit, empresa sediada no UBIMedical, na Covilhã, vai poder realizar ensaios de segurança in vitro de produtos farmacêuticos e cosméticos, através de uma certificação atribuída pelo Infarmed.
Este reconhecimento «permite à Labfit posicionar-se no mercado como um parceiro estratégico para a prestação de serviços à Indústria Farmacêutica e todas as outras indústrias do sector da saúde ou tecnológico que procuram desenvolvimento de novos produtos e/ou melhoria continua de produtos já existentes», disse Ana Palmeira Oliveira, uma das responsáveis da empresa.
Para a atribuição desta certificação de aplicação internacional foi necessário «um rigoroso processo de inspeção a todo o sistema de qualidade e atividade do laboratório», como métodos laboratoriais, registos, pessoal técnico envolvido nas tarefas, equipamento, bem como um compromisso evidente com a qualidade e sua monitorização contínua, explicou a responsável.
A Labfit é uma empresa que realiza investigação e desenvolvimento de produtos, bem como prestação de serviços ao nível do controlo de qualidade e caracterização de produtos, tendo já concebido um produto para as dermatoses da pele íntima, que se apresenta como alternativa ao uso de corticoides, e que está em fase de ensaio clínico.
Criada em 2012, esta empresa resulta de um projeto de duas farmacêuticas investigadoras e irmãs, Ana Palmeira de Oliveira e Rita Palmeira de Oliveira. Na primeira fase, foi incubada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, tendo em março de 2015 transferido a atividade para as instalações do UBIMedical, um centro de investigação científica e tecnológica para a área da saúde sediado na universidade.