Inês Monteiro foi eleita atleta europeia do mês de Outubro pela Associação Europeia de Atletismo (AEA), que promove a escolha mensal dos melhores atletas no seu sítio da Internet.
A atleta da Guarda foi a mais votada pela sua vitória na Great South Run, uma famosa meia-maratona que se realiza em Portsmouth, Inglaterra, e pelo triunfo e marca alcançadas na meia-maratona de Ovar. Entretanto no domingo, Inês Monteiro foi terceira no Crosse de Llodio (Espanha) perdendo para as quenianas Liset Masai e Milka Cheywa. O resultado da atleta portuguesa não foi surpreendente, uma vez que na véspera tinha sido segunda no Crosse de Oeiras, ainda que tenha feito esta prova em clara contenção de energias, já com o intuito de correr a competição espanhola. Repetindo o pódio de há um ano, ainda que desta vez no lugar mais baixo, foi a melhor europeia, derrotando uma série de atletas espanholas, com destaque para Rosa Morató (campeã de Espanha), quarta classificada.
Já na segunda-feira, a atleta da Guarda, que esta época corre a título individual após ter saído do Maratona, foi convocada pelo seleccionador nacional para integrar a equipa das quinas que vai representar Portugal no Europeu de Crosse, a 13 de Dezembro, em Dublin (Irlanda). A selecção feminina é exactamente a mesma que conquistou o título europeu no ano passado, daí que o objectivo será nova medalha de ouro será o objectivo.